O fim de semana trouxe temperaturas fora do padrão para o Paraná, com destaque para o Norte e o Noroeste, que registraram valores acima dos 30 graus. O Simepar informou que nesta segunda-feira e na terça o calor continua em elevação, mas a previsão aponta mudança brusca com a chegada de uma frente fria na noite de terça, seguida por uma massa de ar frio que deve restabelecer as médias típicas de agosto no Estado.
No sábado apenas Capanema rompeu a barreira dos 30 graus, alcançando 30,7. No domingo o calor se espalhou e a cidade chegou a 32,3. Altônia registrou 30,6, Guaíra 30,4, Loanda 31,7, Paranavaí 30,3, Santa Helena 30,2, São Miguel do Iguaçu 30,3, Toledo 30,4, Ubiratã 30,8 e Umuarama 30,1. Enquanto isso, Telêmaco Borba anotou as menores temperaturas do fim de semana, com mínimas de 5 no sábado e 6,8 no domingo.
A previsão para esta segunda indica máximas de até 35 graus no Noroeste, em municípios como Loanda, Querência do Norte e Paranavaí. O calor passa dos 30 em cidades do Norte, Oeste e Sudoeste: Maringá pode atingir 33, Londrina, Cambará, Andirá e Capanema ficam em 32, Foz do Iguaçu alcança 31 e Cascavel chega a 30. Já em áreas mais frias, como Campos Gerais, Centro-Sul, RMC e Litoral, as temperaturas não devem ultrapassar 25, 24, 22 e 20 graus, respectivamente.
De acordo com o Simepar, a presença de nebulosidade no Litoral e na Serra do Mar, além dos nevoeiros na Região Metropolitana de Curitiba, impede maior elevação dos termômetros nessas localidades. Não há previsão de chuva nesta segunda, apenas possibilidade de chuvisco no Litoral.
Na terça as temperaturas sobem ainda mais, configurando um aquecimento pré-frontal, mas o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil vai alterar o cenário. A chuva começa pelas regiões de divisa com Santa Catarina e de fronteira com países vizinhos, avançando durante a madrugada e manhã de quarta para as demais áreas do Paraná.
O Simepar explica que, apesar da elevação, não se trata de onda de calor nem de veranico, pois a chegada da frente fria quebra o bloqueio atmosférico que vinha atuando no Sul. Na quarta a massa de ar frio reduz as temperaturas, que voltam a patamares próximos da média de agosto. No Noroeste, por exemplo, as máximas devem cair para 26 graus, enquanto em outras regiões o declínio será mais sutil.
O efeito de gangorra será mais sentido em áreas quentes. Em Umuarama a máxima prevista para segunda é de 33, cai para 24 na quarta e sobe novamente para 28 na quinta, com expectativa de voltar a passar dos 30 no fim de semana. Em Guarapuava a variação será menor: 23 na segunda, 21 entre terça e quarta, 25 na quinta e 27 no fim de semana.
No Leste, onde o início da semana será mais frio e nublado, o calor chega apenas depois da frente fria. Curitiba não passa de 20 graus até terça, sobe para 22 na quarta, alcança 25 na quinta e pode se aproximar dos 30 no fim de semana. Paranaguá repete a tendência: máximas de 20 até terça, 23 a partir de quarta e possibilidade de ultrapassar os 30 no sábado e domingo.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Romance termina em crime e suicídio no Paraná
Jovem sai da “party” e vira alvo de pistoleiros
Horóscopo de 18 de agosto de 2025
Óbitos de Curitiba em 17 de agosto de 2025
A maneira mais eficaz de retirar microplásticos da água
Cianorte perde a chance de largar na frente nas oitavas da Série D
Londrina vira em cima do Brusque e ajuda o Maringá
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Sargento Fahur está procurando nova casa política
Quem acredita na potencialidade de Requião Filho ao governo?
Ana Júlia propõe cursinhos para ampliar acesso à educação superior
Arilson Chiorato deve presidir Federação Brasil da Esperança
Você pode decidir quais obras são melhores para Curitiba