segunda-feira, agosto 4, 2025
spot_img
HomeNewsParaná terá mais frio e chuva pela frente

Paraná terá mais frio e chuva pela frente

spot_img

O mês de agosto de 2025 segue marcado pelo tempo instável no Paraná, segundo informações do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A frente fria que chegou no final de semana se afasta apenas no fim da terça-feira (05), e uma nova frente fria já começa a se aproximar na quinta-feira (07). Entre esses dois sistemas, uma massa de ar polar provocará queda nas temperaturas.

No sábado (02), sem ocorrência de chuva, houve registros de ventos fortes: em Cascavel, as rajadas chegaram a 58,7 km/h; em Laranjeiras do Sul, 55,8 km/h; e em Ubiratã e Toledo, 50 km/h. Já no domingo (03), com a chegada da frente fria, a chuva apareceu de forma leve, mas acompanhada por vento intenso: 51,8 km/h em Antonina, 56,2 km/h em Cascavel, 51,1 km/h em Guarapuava, 53,6 km/h em Laranjeiras do Sul, 56,2 km/h em Santa Maria do Oeste e 58 km/h em Paranaguá.

Na manhã desta segunda-feira (04), até as 9h20, os maiores volumes de chuva foram registrados na região Oeste do estado: 78,4 mm em Ouro Verde do Oeste, 63 mm em Toledo, 59,6 mm em Santa Helena, 57,8 mm em Guaíra e 46,6 mm em Altônia.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, as chuvas já atingiram boa parte do Interior e devem avançar durante o dia para outras áreas que ainda não foram atingidas. Na região Leste, especialmente no setor Norte, pancadas isoladas de chuva são esperadas à tarde.

As temperaturas mínimas nesta segunda-feira (04) ficaram acima dos 10°C em todo o Estado. Em locais com chuva, os termômetros não oscilam muito, mas no Norte do Paraná as máximas podem alcançar os 27°C. Na terça-feira (05), a previsão é de chuva mais intensa entre os Campos Gerais, o Norte do estado e a Região Metropolitana de Curitiba, além do Litoral. No Oeste e no Sudoeste, o céu permanece nublado, com chance de garoa ocasional e temperaturas mais amenas ao longo do dia.

Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança, derrubando as temperaturas a partir da noite de terça-feira (05). Na quarta-feira (06) pela manhã, os termômetros devem marcar menos de 10°C em regiões como o Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Apesar do frio, a presença de muitas nuvens afasta o risco de geada. As máximas devem permanecer abaixo de 15°C, e no Litoral os valores não passam de 18°C.

Na quinta-feira (07), uma nova frente fria se aproxima do Sul do Brasil. O dia começa com temperaturas um pouco abaixo dos 10°C no Paraná, especialmente no Sudoeste e Centro-Sul, e volta a chover durante a tarde nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste. De acordo com Braun, há risco de tempestades nessas áreas. Na sexta-feira (08), a nova frente fria atravessa o Estado provocando chuvas durante a madrugada e manhã em outras regiões. Campos Gerais, Norte e Leste do Estado podem registrar tempestades localizadas com acumulados de até 30 mm.

Leia também no portal Jornal Paraná:

Óbitos em Curitiba de 4 de agosto de 2025

Londrina pode ser o novo vice-líder

Cianorte decide em casa classificação na Série D

O que é a teoria da relatividade?

Defesa do Athletico é a alegria dos adversários

Leia noticias políticas no Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná

Qual a principal diferença entre Alexandre Curi e Sergio Moro

Mario Hossokawa é investigado pelo MP-PR

Qual é a do Sergio Moro para 2026?

Jacarezinho será capital do teatro do Paraná em agosto

Tornozeleira turbina a direita para 2026

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas