sábado, agosto 2, 2025
spot_img
HomeNewsJulho foi mês de friaca e chuvas ocassionais

Julho foi mês de friaca e chuvas ocassionais

spot_img

O mês de julho encerrou com um comportamento climático atípico no Paraná, marcado por temperaturas mais baixas e menor volume de chuvas em comparação com a média histórica.

Dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) mostram que todas as 49 estações meteorológicas do estado registraram médias térmicas iguais ou inferiores às expectativas para o período, com destaque para municípios como Cerro Azul, Cornélio Procópio e Palotina, onde os termômetros ficaram entre 2°C e 3°C abaixo do normal.

A precipitação também ficou aquém do esperado na maior parte do território paranaense.

Apenas oito cidades – Altônia, Capanema, Cascavel, Foz do Iguaçu, Loanda, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Toledo – atingiram ou superaram a média histórica de chuvas para o mês.

Toledo liderou o acumulado, com 101,6 mm (15,4 mm acima da média), enquanto Telêmaco Borba registrou o menor índice: apenas 11,8 mm, quando a expectativa era de 94,7 mm.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica que o fenômeno foi causado por um bloqueio atmosférico sobre o sul do continente, que impediu a passagem frequente de frentes frias – sistemas típicos desta época do ano.

Este ano, apenas cinco localidades ultrapassaram 80 mm de acumulado”, compara.

O frio intenso marcou o período, com registros significativos de geadas e temperaturas negativas. As menores mínimas ocorreram em Horizonte (Palmas), que atingiu -2,3°C no dia 1º, e em General Carneiro, com -3,4°C. Curitiba viveu um dos julhos mais rigorosos da última década: a capital permaneceu 83 horas consecutivas abaixo dos 10°C – marco não alcançado desde 2013 – e registrou no dia 2 a segunda temperatura máxima mais baixa de sua série histórica (6,9°C), desde o início das medições do Simepar, em 1997.

As regiões de Guarapuava, Irati e União da Vitória registraram as médias térmicas mais baixas do estado, variando entre 11,2°C e 11,8°C. O cenário reforça a característica excepcionalmente fria e seca do inverno paranaense em 2025.

Leia também no Jornal Paraná

Murais de personalidades de Curitiba dão novo toque ao Centro

Polícia apreende drogas e materiais usados para o tráfico

Coritiba assume a liderança da Série B e projet 2026

Cientistas criam primeiro qubit anti-matéria

Leia política no Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Ogier Buchi vai para o teste das urnas

O que fazer em Curitiba e no litoral no findi?

Paranhos vai se aconselhar com Ratinho Junior para 2026

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas