Os guardas municipais de Curitiba foram homenageados nesta quinta-feira, 30 de maio, durante uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi proposto pelo deputado estadual Samuel Dantas (Solidariedade), que exaltou a importância da corporação. “Essa é uma homenagem mais do que justa aos heróis da farda azul, como gosto de chamá-los. A Guarda Municipal de Curitiba exerce um papel essencial para que nossa cidade seja reconhecida por sua inteligência, sustentabilidade e segurança”, afirmou o parlamentar.
O deputado destacou ainda que os integrantes da Guarda, homens e mulheres, muitas vezes atuam anonimamente, enfrentando os desafios das ruas para proteger os cidadãos, cuidar do patrimônio público e manter a ordem. “Como representante do povo paranaense, considero uma obrigação e também uma honra reconhecer o trabalho dos guardas municipais de Curitiba, que tanto contribuem para o bem-estar da nossa cidade. Eles têm nossa permanente admiração e gratidão”, acrescentou.
Durante a solenidade, o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior, compartilhou um pouco de sua trajetória. Integrante da primeira turma da corporação, iniciou sua carreira no Terminal Guadalupe e, atualmente, ocupa pela terceira vez o posto de superintendente. “Já atuei em praticamente todos os bairros e regionais da cidade. Retornar ao comando da instituição é motivo de grande gratidão. Receber essa homenagem na Assembleia Legislativa representa um reconhecimento não apenas pessoal, mas institucional. A Guarda Municipal de Curitiba é hoje uma referência nacional”, afirmou. Ele também preside o Conselho Nacional de Dirigentes das Guardas Municipais do Brasil, reforçando o papel de liderança da corporação curitibana no cenário da segurança pública nacional.
O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, destacou a evolução da instituição. Segundo ele, ao longo dos seus 39 anos de existência, a Guarda passou por uma transformação profunda. Criada para proteger o patrimônio público, adaptou-se às demandas sociais e hoje é um dos principais instrumentos da prefeitura na implementação de políticas públicas de segurança e na preservação da ordem na capital paranaense.
A cerimônia foi encerrada com a entrega de menções honrosas aos guardas municipais, como forma de reconhecimento pelo trabalho dedicado à sociedade e valorização do serviço público prestado.