domingo, setembro 14, 2025
spot_img
HomeCuritibaFrente fria provoca temporais e ventos fortes em Curitiba e no Paraná

Frente fria provoca temporais e ventos fortes em Curitiba e no Paraná

spot_img

Uma intensa frente fria atingiu todo o Paraná no domingo (27), provocando chuvas fortes acompanhadas de ventania e raios em diversas regiões. Segundo o Simepar, nove municípios registraram rajadas de vento superiores a 70 km/h, com destaque para Diamante do Norte (91,1 km/h) e Santo Antônio da Platina (83,5 km/h). A passagem do fenômeno também ajudou cinco cidades a alcançarem a média histórica de chuvas para julho em apenas quatro dias, após mais de 20 dias de estiagem em algumas regiões.

Em sete estações do Simepar e duas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foram registradas rajadas de vento acima de 70 km/h neste domingo (27): Diamante do Norte (91,1 km/h); Santo Antônio da Platina (83,5 km/h); Japira (76,3 km/h); Guarapuava (74,5 km/h); Laranjeiras do Sul (73,4 km/h); Campo Mourão (72,4 km/h); Londrina (71,6 km/h); Cornélio Procópio (70,6 km/h); e Altônia (70,2 km/h). Em várias outras cidades das regiões Central, Noroeste e Norte, as rajadas de vento ficaram entre 60 km/h e 70 km/h. Na Capital, as rajadas não passaram de 49,3 km/h, por volta de 21h30. 

No início da madrugada desta segunda-feira (28), Londrina e Santo Antônio da Platina ainda registravam rajadas de vento acima de 50 km/h. Durante a manhã a frente fria já atuava na região Sudeste do país. “Entretanto, a presença de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul ainda poderá favorecer a ocorrência de ventos contínuos em vários setores do Paraná nesta segunda – com mais intensidade no Sul e Leste do estado”, detalha Braun.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, explica que o sistema se originou de uma baixa pressão no Paraguai e se deslocou rapidamente – cerca de 150 km em três horas – causando os ventos intensos. Em Cascavel, Foz do Iguaçu, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Toledo, o volume acumulado entre quinta (24) e domingo (27) superou a média mensal, com destaque para Toledo que registrou 101,2 mm contra uma média histórica de 86,5 mm para julho.

A previsão indica queda acentuada nas temperaturas a partir da terça-feira (29), quando termômetros podem marcar próximos de 5°C em diversas regiões, com risco de geadas fracas especialmente no Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais. Na quarta (30), algumas localidades do Norte do estado podem registrar mínimas entre 4°C e 7°C, enquanto no Sul as temperaturas podem ficar negativas.

O frio intenso permanece até quinta-feira (31), quando as temperaturas começam a subir gradualmente, chegando a 25°C no Oeste e Noroeste. Na sexta (1°), a previsão é de máximas acima de 20°C em praticamente todo o estado, com formação de nevoeiros em algumas regiões. “O ar polar que avança sobre o Sul do Brasil será responsável por esta nova onda de frio, que deve ser mais intensa entre terça e quinta-feira”, completa Braun.

Leia também:

Tráfico faz acerto de contas em posto de gasolina

Athletico não entende onde Odair Hellmann quer chegar

Cientistas estão usando tubarões para prever furacões

Óbitos de Curitiba em 28 de julho de 2025

Leia notícias políticas no Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná

Darci Piana trabalha para se viabilizar em 2026

Alexandre Curi sabe a maratona que terá pela frente até 2026

Ratinho Junior destaca gestão fiscal e investimentos em painel nacional

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas