Um grupo de aproximadamente 150 escritores, sendo 80 presencialmente e os demais online, reuniu-se na última sexta-feira (25) na sede da UGT (União Geral dos Trabalhadores) para organizar a criação do Sindicato de Escritores do Brasil (Sinebras). Todos os participantes passarão a integrar a Comissão Provisória do sindicato, que terá uma Comissão Executiva presidida pelo escritor Jorge Bernardi, organizador do evento.
Entre os presentes estavam o professor aposentado da UFPR e membro da Academia Paranaense de Letras, Hélio Puglieli; a escritora Anita Zippin, presidente da Academia de Letras José de Alencar; o jornalista Rafael de Lala, presidente da Associação Paranaense de Imprensa; o professor Carlos Alberto Tinoco, autor de mais de 55 livros; Messias da Silva, diretor da Igualdade Racial da UGT e o poeta Thadeu Wojciechowski.
Jorge Bernardi destacou que o Sinebras tem como objetivo valorizar e defender a criatividade literária, além de enfrentar questões éticas relacionadas ao uso da inteligência artificial e das neurociências no processo criativo. “Será uma entidade de profissionais liberais dedicada a fortalecer a categoria”, afirmou.
O encontro contou com a participação de escritores de diversos estados brasileiros, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia, além de representantes do Paraguai e dos Estados Unidos.
A Assembleia Geral de fundação do sindicato está prevista para 26 de setembro, após a publicação dos editais de convocação exigidos por lei.
Leia também:
Tráfico faz acerto de contas em posto de gasolina
Athletico não entende onde Odair Hellmann quer chegar
Cientistas estão usando tubarões para prever furacões
Óbitos de Curitiba em 28 de julho de 2025
Leia notícias políticas no Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná
Darci Piana trabalha para se viabilizar em 2026
Alexandre Curi sabe a maratona que terá pela frente até 2026
Ratinho Junior destaca gestão fiscal e investimentos em painel nacional