domingo, julho 27, 2025
spot_img
HomeNewsPolícia explode porto clandestino usado pelo tráfico

Polícia explode porto clandestino usado pelo tráfico

spot_img

As forças de segurança do Paraná explodiram um porto clandestino usado pelo tráfico internacional de drogas em Guaíra, cidade estratégica na fronteira com o Paraguai.

O local, utilizado como ponto de recepção e distribuição de drogas, era considerado uma das principais rotas logísticas do crime organizado na região. Para garantir a desativação definitiva, os agentes utilizaram cargas explosivas controladas, assegurando a segurança do entorno durante a detonação. A medida visa impedir que a estrutura seja reocupada por criminosos e reforçar o combate ao narcotráfico na área de fronteira.

A Missão Paraná, iniciativa do governo estadual, tem intensificado operações contra o crime organizado, especialmente em cidades limítrofes, onde o fluxo de drogas e armas é mais frequente. A demolição de infraestruturas clandestinas, como portos e pistas de pouso ilegais, faz parte da estratégia para romper rotas de abastecimento e dificultar a atuação de facções.

Autoridades destacaram que a ação representa um duro golpe contra o esquema internacional de narcotráfico, que utiliza o Paraná como corredor para escoar drogas para outras regiões do Brasil e do exterior. Novas operações na região devem ser realizadas nos próximos dias.

De acordo com o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da SESP, o volume de drogas apreendidas na região de fronteira aumentou significativamente. No primeiro semestre de 2025, foram 349,8 toneladas, alta de 43,78% em relação às 243,2 toneladas registradas no mesmo período de 2024.

Mais de um terço de todas apreensões drogas no Brasil no ano passado foram feitas no Paraná. Segundo o Anuário de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Estado respondeu por 36,5% das apreensões de maconha e cocaína no País em 2024. Foram 769,4 mil kg de entorpecentes (769 toneladas) retirados de circulação do Estado, tanto pelas forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil), quanto pelas forças federais. Em todo o País foram retiradas de circulação cerca de 2,1 milhões de quilos de drogas.

Líder no País em combate ao tráfico, o Estado foi responsável, ainda, por 89,7% das drogas apreendidas na região Sul, sendo o único na região a aumentar os índices em todos os recortes incluídos no levantamento. O Mato Grosso do Sul, que é o segundo estado com o maior número de apreensões no Brasil, recolheu 726 mil kg de entorpecentes, 43 mil kg a menos que o Paraná.

2025 – Em 2025, de acordo com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), as apreensões continuam altas. Já foram apreendidas 271 mil kg apenas no primeiro semestre, apenas 11 mil quilos a menos do que o Mato Grosso do Sul.

Leia também:

A economia vai tão mal que nem trabalhando mais garante aposentadoria segura

Óbitos de Curitiba em 26 de julho de 2025

Gangue da correntinha volta a atacar

Londrina quer se consolidar no G3

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas