A Urbanização de Curitiba (Urbs) anunciou a implantação de dois novos SmartParks no bairro Água Verde, com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2025. Os estacionamentos públicos, que funcionarão 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecerão tarifas a partir de R$ 3 por hora, reforçando a política de mobilidade urbana da capital paranaense.
Os novos empreendimentos — SmartPark Coronel Dulcídio e SmartPark Ângelo Sampaio — ocuparão terrenos municipais cedidos à Urbs. O primeiro, localizado entre as ruas Brasílio Itiberê e Almirante Gonçalves, terá 134 vagas em uma área de 4.527 m², com acesso pela Rua Madre Maria dos Anjos. Já o segundo, situado entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Petit Carneiro, contará com 58 vagas em 1.537 m².
O SmartPark funciona como o estacionamento rotativo de rua, só que em um espaço fechado.
Os estacionamentos são identificados por placas com QR Code, que direcionam para aplicativos cadastrados no sistema.
Para usar, o usuário deve se inscrever no aplicativo de sua preferência, inserir a placa do veículo, definir a localização e o tempo de permanência e realizar o pagamento. Além disso, há 340 estabelecimentos comerciais e de serviços autorizados a vender créditos para quem não possui smartphone.
Ao abrir o aplicativo de EstaR cadastrado, o cidadão deverá ativar os créditos. Com o EstaR devidamente habilitado, o usuário pode se dirigir a uma das catracas do terminal e com o cartão-transporte usuário pagar sua passagem.
Em seguida, o usuário tem que desabilitar o EstaR antes dos primeiros 15 minutos. O veículo poderá ficar estacionado durante todo o período de funcionamento do SmartPark (das 9h às 19h, de segunda a sexta, e das 9h às 13h, aos sábados), por apenas R$ 0,75. No retorno, basta entrar no SmartPark e pegar seu carro.
Leia também:
Conheça os segredos da Praça Tiradentes em visita guiada