sábado, julho 12, 2025
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Doze carros dos anos 90 que custam uma fortuna

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A década de 1990 foi marcada por um tipo de cultura automotiva que parecia mais genuína e espontânea, antes que o cinema e os videogames a estilizassem e a revendessem como produto. Era uma época em que os desenhos da Nickelodeon ainda faziam rir de verdade, e Furbies continuavam a falar mesmo depois de remover as pilhas. Muitos carros daquele período eram acessíveis, outros mais aspiracionais. Poucos imaginariam, no entanto, o valor que essas máquinas alcançariam mais tarde, em parte graças aos próprios filmes e jogos que se inspiraram nesse universo.

O entusiasmo, que nasceu de forma espontânea entre entusiastas, foi embalado para consumo em massa, e, no processo, esses carros se transformaram em ícones globais. Impulsionados pela crescente demanda, produção limitada e uma onda de nostalgia, os heróis automobilísticos dos anos 1990 passaram a ter enorme valor e prestígio cultural.

Mesmo que você não tenha possuído um na época, se folheava revistas em supermercados ou em lojas como a Waldenbooks, certamente conhecia esses modelos. Eles já eram símbolos de status antes de serem alçados à fama por filmes como Velozes & Furiosos ou jogos como Need for Speed.

Os modelos selecionados demonstraram demanda real e crescente entre colecionadores e entusiastas, além de se destacarem por engenharia marcante, influência cultural e vínculos com o automobilismo ou a mídia. Muitos carros de fim de semana se transformaram em símbolos valorizados graças à cultura pop. Esta não é apenas uma lista de carros antigos estilosos; são máquinas que conquistaram seu lugar no mercado de colecionadores pela relevância e pelo valor real.

Toyota Supra Turbo (A80): O modelo da quarta geração simboliza a ascensão meteórica dos esportivos japoneses dos anos 1990. Seu motor biturbo 2JZ-GTE de seis cilindros em linha, praticamente indestrutível e com imenso potencial de preparação, aliado ao visual musculoso, tornou-se referência. Poucas unidades bem conservadas existem, e a valorização é constante.

Acura NSX: Um superesportivo confiável, com desempenho de elite, engenharia de ponta e usabilidade diária. O NSX virou o jogo, com chassi monobloco de alumínio, motor central com V6 VTEC e design revolucionário. Unidades originais e com quilometragem baixa, especialmente dos anos iniciais, são as mais valorizadas.

BMW E30 M3 (início dos anos 1990): Criado para homologação de competições, o M3 da geração E30 oferece uma experiência de direção analógica e pura, com engenharia vinda diretamente da divisão esportiva da BMW. Modelos originais e pouco rodados têm enorme demanda.

Mazda RX-7 (FD): Com distribuição de peso perfeita, motor rotativo biturbo e design atemporal, o RX-7 é um dos esportivos mais respeitados do Japão. Sua raridade e sensibilidade mecânica tornam os exemplares originais com histórico de manutenção detalhado especialmente desejáveis.

Porsche 911 (Série 993): Última geração com motor arrefecido a ar da linha 911, produzida de 1994 a 1998. Considerada uma obra-prima pela combinação entre desempenho moderno e charme mecânico clássico. Modelos como o Carrera RS ou Turbo têm demanda altíssima.

Nissan Skyline GT-R (R32 e R33): Conhecido como “Godzilla” por seu domínio nas pistas, o GT-R tem tração integral avançada, motor biturbo de seis cilindros (RB26DETT) e herança cultural profunda nos games e no tuning. Modelos pouco modificados e bem documentados são os mais valorizados.

Ferrari F355: Modelo com motor V8 de 3,5 litros e cinco válvulas por cilindro, famoso pelo câmbio manual em “grelha” e sonoridade inconfundível. Une desempenho e dirigibilidade no momento de transição da Ferrari para a era moderna. Históricos de manutenção completos são essenciais.

Toyota Land Cruiser FZJ80: SUV produzido entre 1990 e 1997, reverenciado por sua robustez, confiabilidade e capacidade fora de estrada. Modelos com diferenciais blocantes de fábrica, pouco enferrujados e bem mantidos têm valorização constante.

Dodge Viper RT/10: Lançado entre 1992 e 1995, é um dos esportivos americanos mais radicais. Sem ABS ou controle de tração, equipado com motor V10, tornou-se objeto de desejo para puristas. Unidades da produção de 1992 com escapamentos laterais originais são as mais valiosas.

Mercedes-Benz 500E: Sedã esportivo desenvolvido em parceria com a Porsche e montado à mão entre 1991 e 1994. Discreto por fora, brutal por dentro, com motor V8 e performance de supercarro. Modelos sem problemas crônicos, como chicote biodegradável, são raros e muito cobiçados.

Mitsubishi 3000GT VR-4: Um grand tourer japonês repleto de tecnologia: tração integral, direção nas quatro rodas, aerodinâmica ativa e escapamento variável. Originalidade e funcionamento pleno dos sistemas são cruciais para valorização.

Subaru Impreza 22B STI: Edição limitada comemorativa do tricampeonato mundial de rali da marca. Apenas 400 unidades para o Japão, com carroceria alargada e motor preparado. Hoje, é considerado o santo graal da Subaru.

Honda Integra Type R: Cupê leve e de tração dianteira com motor aspirado VTEC de 1,8 litro gerando 195 cavalos. Focado em performance pura, sem exageros, e com produção restrita. Unidades em branco Championship são especialmente procuradas.

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