O Foz do Iguaçu se classificou para o Campeonato Paranaense da Primeira Divisão de 2026 ao vencer nos pênaltis o Paranavai por 3 a 2, durante os 90 minutos o resultado foi de 2 a 2, no Estádio ABC na partida de ida o jogo ficou em zero a zero.
Os gols do time da fronteira foram marcados por Guilherme Truyts e Dudu, enquanto Miguel anotou duas vezes para o vermelhinho. Nos pênaltis, o Paranavaí desperdiçou três cobranças e o Foz garantiu a classificação e o retorno à elite do futebol paranaense.
Na final, o Azulão enfrentará o Galo Maringá, com o jogo de ida no ABC e no dia 12 de julho e a decisão ficando para o Willie Davids, no dia 19 de julho.
Veja os gols e confira os melhores momentos de Foz do Iguaçu e Paranavai no Canal da FPF TV no YouTube.
Com o acesso em jogo, o confronto começou, naturalmente, muito estudado e com alta disputa. O Foz buscou controlar as ações através da posse de bola, enquanto o Paranavaí se postou de forma mais recuada e apostou nos contra-ataques.
Em meio a esse choque de estratégias, qualquer erro podia ser fatal. E foi. Aos 20 minutos, após um lançamento longo, Breno e Carlão bateram cabeça, e Miguel aproveitou para se antecipar ao goleiro e mandar de cabeça para o gol: 1×0 Paranavaí.
O Foz, porém, não se abateu e foi em busca do empate. Aos 37 minutos, Giovane levantou na área, Dudu Bahia ajeitou e Guilherme Truyts completou de cabeça para as redes: 1×1.
Quando o jogo se encaminhava empatado para o intervalo, aos 45′, Miguel foi derrubado por Carlão na área e o árbitro assinalou pênalti. O próprio Miguel foi para a cobrança, deslocou o goleiro e marcou o segundo: 2×1 Paranavaí.
No segundo tempo, o Foz foi todo ao ataque, com o desafio de superar o bloqueio defensivo do ACP. Os visitantes se mantiveram bem posicionados e limitaram as chances do Azulão, apesar da forte pressão.
O Paranavaí suportou até onde deu, mas, aos 22 minutos, Kauã cruzou na segunda trave e Dudu Bahia subiu muito para cabecear no canto: 2×2, tudo igual novamente.
Aos 37′, Matheus apareceu com um milagre e evitou a virada do Foz. Em lance de bola parada, Fernando desviou contra o próprio gol e o goleiro fez uma defesa no puro reflexo.
Sem novas chances de gol, o empate persistiu e a decisão foi para os pênaltis. Antes das cobranças, o técnico Adriano Souza trocou os goleiros e colocou Diego em campo.
Na disputa de pênaltis, Dudu Bahia e Daniel desperdiçaram para o Foz, e Dionathan e Jonas perderam para o ACP. Por outro lado, Lucão e Giovane marcaram para o Azulão, enquanto Luanderson e Vitor acertaram para o Vermelhinho. Na série final, o goleiro Matheus, do ACP, foi para a cobrança e acertou a trave. Breno Bora converteu o último pênalti e garantiu o Foz na Primeira Divisão. Final: 3×2 Foz