quinta-feira, julho 3, 2025
spot_img
HomeCuritibaCuritiba teve o dia mais frio desde 1997

Curitiba teve o dia mais frio desde 1997

spot_img

O frio foi de lascar nesta quarta-feira em Curitiba e até as capivaras do Parque Barigui bateram queijo, a capital do Paraná amanhaceu com 5,4°C, e a temperatura máxima estacionou em 6,9°C, segundo a Simepar o termômetro foi o mais baixo desde o início do monitoramento em 1997, há 28 anos.

A maior cidade do Paraná também terá um dia frio na quinta-feira, na madrugada a temperatura vai ficar em torno de 6°C, a partir das 10h deve subir 2°C, indo para 8°C, sendo que ao meio dia deve ficar em 10°C, pelo menos até às 15h, quando a porta da geladeira será novamente aberta, chegando a 7°C por volta das 22h.

Na sexta de madrugada o frio vai voltar, a madrugada deverá cravar 7°C e a máxima da sexta-feira será de 15°C durante o dia e a noite os termômetros caindo para 7°C.

Pelo menos até o dia 15 de julho, os curitibanos não irão largar os casacos no cabide, as noites serão frias, geralmente em torno de 7°C e começarão a subir a partir do dia 16 de julho.

Mas não foi apenas Curitiba que a temperatura bateu recordes, outras três cidades na terça-feira (1º) e dez cidades nesta quarta-feira (2) também registraram queda máxima do ano. 

Na capital, a temperatura máxima mais baixa da série histórica do Simepar foi registrada em 23 de julho de 2013, quando foram registrados 5,6°C. “Nesta ocasião, além de chuva congelada, foram registrados alguns flocos de neve em Curitiba. O valor desta quarta-feira (02) também superou o dia 21 de agosto de 2020, data em que novamente ocorreu chuva congelada. Mas nesta quarta, embora com condições bem propícias, faltou mais resfriamento para termos neve”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

Outras cidades das regiões Leste e Campos Gerais registraram nesta semana a temperatura máxima mais baixa de 2025. Na terça-feira (1º) as cidades foram Ponta Grossa (9,7°C de máxima), Telêmaco Borba (11.9°C) e Paranaguá (13,3°C). Na quarta-feira (2) as cidades foram Pinhais (7,3°C de máxima), Fazenda Rio Grande (6,5°C), União da Vitória (9,6°C), Irati (8,5°C), Lapa (7,2°C), Antonina (11,4°C), Guaraqueçaba (12.7°C), Cerro Azul (12,1°C), Jaguariaíva (12,7°C) e São Mateus do Sul, na estação do INMET (8,1°C).

Há uma massa de ar frio atuando sobre o Estado. Nas regiões que permaneceram com o céu encoberto, por causa da ausência de sol a temperatura se elevou pouco durante o dia, o que acarretou em tardes tão geladas”, ressalta Jacobsen.

Para os próximos dias, a previsão do tempo indica elevação gradativa das temperaturas máximas por todo o estado. As mínimas seguem baixas, principalmente na metade Sul do Paraná. 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas