Em meio a uma nova onda de demissões em larga escala na Microsoft, o reboot de Perfect Dark, da divisão Xbox, foi supostamente cancelado e o estúdio responsável pelo projeto, The Initiative, encerrado.
A medida faz parte de um processo mais amplo de reestruturação que tem afetado diversas subsidiárias da companhia. Entre os estúdios atingidos, destaca-se a Turn 10, responsável por Forza Motorsport, que teria perdido cerca de metade de sua equipe de desenvolvimento. Além dela, a Raven Software, conhecida pela franquia Call of Duty, também foi impactada pelas demissões.
Outros títulos de destaque também foram descartados. Segundo múltiplas fontes, o jogo de ação e aventura Everwild, da Rare, anunciado originalmente em 2019 e há tempos envolto em incertezas, também foi cancelado. A Zenimax Online, desenvolvedora de Elder Scrolls Online, sofreu cortes e viu seu novo MMO, de codinome Blackbird, ser igualmente abandonado.
Ainda não há confirmação oficial do número total de funcionários afetados, mas a própria Microsoft confirmou que cerca de 4% de sua força de trabalho global foi demitida. Considerando o total de aproximadamente 228 mil colaboradores em 2023, estima-se que cerca de 9 mil pessoas tenham sido dispensadas.
Apesar do cenário, a Microsoft assegurou que todos os projetos apresentados no Xbox Games Showcase realizado no mês passado continuam em desenvolvimento, mesmo diante das mudanças drásticas na estrutura interna de seus estúdios.