quinta-feira, julho 3, 2025
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Estado vai investir R$ 400 milhões na duplicação do Contorno Sul de Maringá

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai anunciar investimento de R$ 400 milhões para ampliação do Contorno Sul Metropolitano. O projeto, previsto para agosto, será executado em parceria com a administração municipal.

A via liga Maringá a municípios como Paiçandu, Sarandi e Marialva, além de ser rota para Paranavaí e Campo Mourão. Com tráfego elevado de veículos pesados, o trecho atual apresenta riscos devido à má conservação.

A intervenção visa melhorar a segurança viária e agilizar o transporte de cargas. Demandada há anos por moradores e empresários, a obra utilizará concreto como material principal. O anúncio oficial ocorrerá nas próximas semanas.

“Maringá tem crescido muito e precisa de uma artéria que atenda este crescimento. Vamos dar à cidade um contorno moderno, durável, eficiente e seguro, tanto para os moradores que fazem este trajeto diariamente para trabalhar, quanto para os motoristas que passam por ali para escoar a produção da região”, afirmou Ratinho Junior. “A obra também vai resolver um dos piores problemas de trânsito entre Sarandi e Maringá, na rotatória da entrada da cidade”.

O projeto, doado pelo setor produtivo local, prevê duplicação de aproximadamente 12 quilômetros de extensão, com viadutos e passarelas ao longo do trajeto. O contorno inicia na PR-317 e segue até a BR-376. Ao longo do trajeto, o projeto terá novos acessos à Avenida Pioneiro Maurício Mariani, à Avenida Carlos Correa Borges, à Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, à Avenida Guedner, à Avenida Carmen Miranda e à Rua Mário José de F. Ferraz.

O trecho será duplicado em concreto, que é um pavimento mais adequado para vias com trânsito pesado, dentro de um programa do Estado que já contempla 500 quilômetros de rodovias. O pavimento rígido tem maior resistência ao desgaste causado pela circulação constante de veículos de carga, com o dobro da durabilidade do asfalto.

O concreto também apresenta custo de manutenção significativamente mais baixo em comparação às pistas de asfalto, fazendo com que a obra seja mais viável economicamente no longo prazo.

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