Wednesday, May 21, 2025
spot_img
spot_img
HomeEducaçãoAvaliações do Prova Paraná acontecem amanhã e quinta

Avaliações do Prova Paraná acontecem amanhã e quinta

spot_img

Aproximadamente um milhão de estudantes irão participar da primeira edição de 2025 da Prova Paraná que acontece amanhã e quinta-feira (dias 21 e 22). A avaliação abrange estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio, tanto da rede estadual quanto das redes municipais que aderiram ao programa. No total, mais de 1,1 milhão de alunos participarão da avaliação em todo o estado.

A Prova Paraná faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como objetivo principal diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes das redes públicas. Os resultados serão utilizados para orientar professores, gestores escolares e as secretarias de educação na elaboração de estratégias pedagógicas que promovam melhorias no processo de ensino, sempre alinhadas aos documentos curriculares do estado.

A avaliação conta com recursos de acessibilidade para estudantes da Educação Especial, incluindo provas ampliadas, em Braile, vídeos em Libras e outras adaptações necessárias para garantir a participação de todos. A Seed-PR disponibilizou ainda materiais de apoio como guias pedagógicos e matrizes de descritores em seu site oficial para auxiliar na preparação dos alunos.

A avaliação será aplicada em formato impresso, dividida em dois cadernos. No primeiro dia, os estudantes responderão questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Já no segundo dia, as provas variam conforme o nível de ensino: Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa para o Fundamental, e disciplinas como Filosofia, Biologia, Física, Química e outras para o Ensino Médio, com variações conforme os Itinerários Formativos. A única exceção é para o 2º ano do Fundamental, que terá Língua Portuguesa no primeiro dia e Matemática no segundo.

Para agilizar o processo de correção, a Seed-PR desenvolveu o aplicativo “Corrige”, disponível para dispositivos Android. Na rede estadual, o aplicativo pode ser utilizado por diretores, pedagogos, secretários e professores. Nas redes municipais, o acesso é disponibilizado para os profissionais cadastrados pelas secretarias municipais de educação.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Most Popular

Recent Comments

Sandro de Castro - Jornalista on Maria Victoria recebe condecoração da PM-PR
Sandro de Castro - Jornalista on Ponte de Guaratuba mobiliza políticos paranaenses