A deputada e primeira-secretária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) Maria Victoria (PP), a primeira vice-presidente Flávia Francischini (UB) e o primeiro secretário Gugu Bueno (PSD), além do secretário da Fazenda, Noberto Ortigara, e a deputada federal licenciada, Leandre, receberam a Medalha Coronel Sarmento, distinção máxima outorgada pela corporação militar estadual, na Academia Policial do Guatupê, reunindo comandantes da tropa e integrantes do primeiro escalão do governo.
Presente ao ato, o vice-governador Darci Piana (PSD) destacou a trajetória de Maria Victoria na defesa de políticas para as forças de segurança. “Esta honraria simboliza nosso reconhecimento aos que dedicam esforços para construir um Paraná mais seguro”, afirmou o segundo-homem do Executivo estadual.
A prefeita Nina Singer (PSD) e o coronel Jefferson Silva, comandante-geral da PMPR, também prestigiaram a entrega das insígnias.
A parlamentar reforçou seu compromisso com a categoria: “Manterei a luta por melhores condições de trabalho para quem protege nossa população diariamente”. Dados apresentados pela condecorada revelam avanços no setor – o estado registrou redução de 26% nos homicídios no primeiro quadrimestre de 2025 ante igual período do ano anterior.
A comenda rememora Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, figura histórica da segurança paranaense, e é concedida anualmente a personalidades de diversos setores.