O Brasil é um país de vastas áreas rurais, cidades populosas, mas temos pequenas cidades e estados, e estamos vivendo em uma aldeira global, sabemos de tudo de países como Estados Unidos, França, China, Inglaterra, mas pouco dos menores países do mundo?
Quais são os 10 menores da Terra e onde estão localizados, qual o tamanho da população, considerando a população ou a área real que o país ocupa.
- Malta: 316 km²
A República de Malta é uma pequena nação insular no Mar Mediterrâneo, localizada entre a ilha italiana da Sicília e os países norte-africanos Tunísia e Líbia. Malta é na verdade um arquipélago de cinco ilhas, das quais apenas três são habitadas: Malta, Gozo e Comino.
A localização estratégica de Malta entre a Europa e a África a tornou atraente para potências estrangeiras. Em 218 a.C., Malta ficou sob controle do Império Romano, e o país passou por uma série de ocupações estrangeiras até finalmente se tornar independente da Grã-Bretanha em 1964. Malta é membro da União Europeia (UE) desde 2004.
Malta é conhecida por seus templos megalíticos que, segundo a UNESCO, “estão entre os primeiros edifícios de pedra autônomos do mundo”.
- Maldivas: 300 km²
As Maldivas são um destino turístico popular no Oceano Índico, graças às suas pitorescas praias de areia branca. O país consiste em cerca de 1.200 ilhas de coral, 185 das quais abrigam cerca de 550.000 pessoas. Com a mais alta dessas pequenas ilhas tendo apenas 1,8 metro de altitude, as Maldivas são particularmente vulneráveis ao aumento do nível do mar.
Independente da Grã-Bretanha desde 1965, o turismo responde por quase um terço da economia das Maldivas, segundo o Banco Mundial. As Maldivas também são um dos 13 países com bandeiras verdes, brancas e vermelhas.
- São Cristóvão e Névis: 261 km²
Estas duas ilhas adjacentes localizadas no Mar do Caribe obtiveram sua independência do Reino Unido em 1983. Separadas por 3 km de água, São Cristóvão (antigamente Saint Christopher) e Névis foram unidas a Anguilla pelos britânicos.
Segundo o CIA World Factbook, São Cristóvão e Névis é o menor país do Hemisfério Ocidental em área e população (54.817 habitantes). São Cristóvão abriga um vulcão adormecido, o Monte Liamuiga. Névis tem seu próprio vulcão, o Pico Névis. De acordo com o Centro de Pesquisa Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais, “Névis é um vulcão ‘ativo’ que provavelmente entrará em erupção no futuro”.
- Ilhas Marshall: 181 km²
As Ilhas Marshall são um conjunto de cerca de 1.200 ilhas na região da Micronésia na Oceania. De 1947 a 1986, as Ilhas Marshall faziam parte do Território Fiduciário das Ilhas do Pacífico dos Estados Unidos.
Durante esse período, os EUA testaram armas nucleares nos atóis de Bikini e Enewetak. Apesar dos esforços de limpeza, os níveis de radiação em Bikini permanecem altos demais para reassentamento, e os marshaleses continuam a lutar por indenizações. (Em uma nota mais leve, a casa fictícia de Bob Esponja, a Fenda do Biquíni, foi inspirada no atol.)
Em 1991, as Ilhas Marshall tornaram-se membro das Nações Unidas (ONU). Agora, a pequena nação insular enfrenta um novo desafio: o aumento do nível do mar.
- Liechtenstein: 160 km²
Localizado na Europa Ocidental entre Áustria e Suíça, Liechtenstein é menor em tamanho que Washington, D.C., mas um dos países mais ricos do mundo (por PIB per capita) graças à sua baixa taxa de impostos.
Apesar de sua aparente riqueza, Liechtenstein “não tem recursos naturais de valor comercial”, segundo a Britannica. Suas áreas florestais são protegidas, então Liechtenstein deve importar todos os recursos naturais, incluindo madeira, de seus vizinhos.
Liechtenstein ingressou na ONU em 1991. Em 2008, o país esteve envolvido em um grande escândalo de evasão fiscal; desde então, trabalhou para reformar suas políticas bancárias.
- San Marino: 61 km²
O quinto menor país do mundo é San Marino, um país montanhoso no centro-norte da Itália. Com uma constituição que remonta a 1600, San Marino é a república mais antiga do mundo e o único estado cidade remanescente na região.
Sua localização montanhosa manteve o pequeno país protegido por séculos, e quando Napoleão invadiu a Itália, ele respeitou a rica história de San Marino como estado soberano.
- Tuvalu: 26 km²
Tuvalu, uma nação de nove ilhas no sul do Oceano Pacífico, é o quarto menor país do mundo – e está encolhendo. Tuvalu já consistiu em 11 ilhas, mas duas delas desapareceram devido ao aumento das marés.
Como disse o primeiro-ministro Kausea Natano: “É uma questão de desaparecer da face da terra.”
Em novembro de 2023, o país polinésio firmou um acordo com a Austrália que permitiria que 208 tuvaluanos se mudassem para a Austrália a cada ano. O acordo também prevê financiamento para recuperação de terras ao redor da ilha principal de Funafati e outra infraestrutura climática que, espera-se, manterá os tuvaluanos em suas casas.
- Nauru: 21 km²
Nauru, uma pequena ilha no sudoeste do Oceano Pacífico, é o terceiro menor país do mundo. Com apenas 10.876 habitantes, Nauru também é um dos países menos populosos do mundo.
Ao contrário de outros lugares desta lista, Nauru não é um destino turístico. A pequena ilha país na região da Micronésia não tem portos, e dois terços de sua superfície são cobertos por fosfato de rocha. Não há rios ou córregos; a água é importada e coletada durante as chuvas.
Segundo a Britannica, “a mineração de fosfato devastou o interior da ilha, deixando cerca de quatro quintos dela inabitável e incultivável.” A ilha também abriga um centro de detenção de imigração australiano.
- Mônaco: 2,02 km²
O segundo menor país do mundo, este principado na Riviera Francesa também é um dos países mais ricos do mundo (por PIB per capita). É uma pequena faixa de litoral mediterrâneo cercada por todos os lados pela França, perto da cidade de Nice e da fronteira franco-italiana.
Mônaco é famoso por seus resorts, o Casino de Monte-Carlo e o Grande Prêmio de Mônaco, uma corrida de carros da Fórmula 1.
Como o também pequeno paraíso fiscal Liechtenstein, Mônaco foi incluído na lista negra da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) até concordar com a reforma bancária em 2009.
- Cidade do Vaticano: 0,49 km²
O menor país soberano do mundo, tanto em área terrestre quanto em população, é a Cidade do Vaticano.
Sede da Igreja Católica Romana, a Cidade do Vaticano foi declarada um estado independente em 1929 através do Tratado de Latrão, um acordo assinado pelo primeiro-ministro italiano Benito Mussolini e o Papa Pio XI. O tratado concedeu soberania à Cidade do Vaticano em troca do reconhecimento papal do reino da Itália.
Então, quão pequeno é este país único? A Cidade do Vaticano é menor que o Central Park de Nova York. No entanto, tem seu próprio correio, sistema telefônico, estação de rádio, sistema bancário e até sua própria moeda, o euro do Vaticano.
Cerca de 800 pessoas vivem no Vaticano, 75% das quais são membros do clero.
Embora a Cidade do Vaticano seja um país legítimo, não é reconhecida pela ONU, a maior organização intergovernamental do mundo. Em vez disso, é considerada um observador permanente não membro, o que significa que pode sentar-se na Assembleia Geral da ONU e acessar a maioria dos serviços e benefícios da ONU, mas não pode votar. E isso está perfeito para a Cidade do Vaticano.
Ao contrário de sua única outra contraparte na ONU, a Palestina, que solicitou repetidamente a adesão plena à ONU, a Cidade do Vaticano nunca o fez. Na verdade, é a única nação independente a recusar a adesão à ONU.
Especialistas acreditam que evitou a adesão porque o papa não deseja interferir diretamente nas políticas internacionais. Além disso, se solicitasse a adesão, a ONU poderia contestar a ideia de que é um verdadeiro país de acordo com a definição da ONU, que inclui a capacidade de auxiliar na segurança global. Em vez disso, a ONU poderia argumentar que é simplesmente uma organização religiosa.
Cinco menores países por população
Se você estiver olhando para a população, verá alguns nomes familiares.
San Marino: 34.017 habitantes
Palau: 18.169 habitantes
Tuvalu: 11.931 habitantes
Nauru: 10.876 habitantes
Cidade do Vaticano: aproximadamente 800 habitante
Menção honrosa: Ilha Pitcairn
A Ilha Pitcairn tem uma população de apenas 50 pessoas, mas como é um Território Britânico Ultramarino, e não uma nação independente, a excluímos de nossa lista de menores países.
Menor país com maior densidade populacional
Embora Mônaco seja o segundo menor país do mundo, sua população é de 39.783, tornando-o o país mais densamente povoado da Terra.