quinta-feira, novembro 6, 2025
spot_img
HomeNewsTempestade no Paraná terá ventos com 80km/h e chuvas superiores a 50mm

Tempestade no Paraná terá ventos com 80km/h e chuvas superiores a 50mm

spot_img

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em conjunto com a Defesa Civil, divulgou nesta quinta-feira (6) uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos que alerta para o agravamento das condições climáticas entre a tarde de sexta-feira, dia sete de novembro e a manhã de sábado, oito. A previsão indica a formação de tempestades intensas em diversas regiões do estado, com possibilidade de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h.

Segundo o Simepar, as instabilidades devem atingir principalmente o Oeste, Sudoeste, Centro e Região Metropolitana de Curitiba. O risco de danos em áreas urbanas, interrupções no fornecimento de energia e queda de árvores é considerado alto. A Defesa Civil orienta que a população evite locais expostos, retire objetos de varandas e procure abrigo seguro durante os temporais.

Depois de dois dias registrando mais de 28°C a tarde, a Capital não deve ter temperaturas acima dos 22°C nesta quinta. Já no Interior, apesar do amanhecer com mínimas na faixa dos 9°C e 10°C entre General Carneiro, Palmas e Clevelândia, as máximas podem ultrapassar os 30°C em cidades como Paranavaí, Foz do Iguaçu, Loanda e Capanema.

Na sexta-feira, dia sete de novembro, as temperaturas continuam subindo, podendo chegar aos 34°C em algumas cidades do Norte e do Oeste do Paraná.

É justamente por conta do calor que a previsão aponta um agravamento na severidade das tempestades causadas pelos sistemas meteorológicos atuantes no Estado: um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do País impulsionará ao longo da tarde e noite o deslocamento de uma frente fria, associada ao deslocamento de um ciclone extratropical do continente para o oceano.

O calor potencializa o risco para fortes tempestades. Por isso, ao longo da tarde, tempestades severas começarão a ocorrer, primeiramente em áreas do Sudoeste e Oeste, se espalhando para as demais áreas do Estado entre o final da tarde e noite. A chuva persiste pela madrugada do sábado (08) na faixa Norte, nas cidades que fazem divisa com São Paulo.

A atualização da previsão indica risco muito alto na metade Oeste do Estado e risco alto na metade Leste para ocorrências meteorológicas associadas à tempestades severas e chuva localmente intensa, com acumulados que podem ultrapassar pontualmente os 50 mm, descargas elétricas, intensas rajadas de vento pontualmente acima dos 80 km/h e precipitação de granizo pontual.

De acordo com a Defesa Civil, esse cenário poderá provocar alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos à rede elétrica. Da tarde do sábado, dia oito de novembro, até a manhã de domingo, dia nove, o aprofundamento do ciclone extratropical sobre o oceano, que se afastará da costa, deverá provocar rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h no Leste do Paraná – pontualmente acima dos 70 km/h na faixa litorânea. Essa condição deverá provocar agitação marítima em todo o litoral paranaense. O risco é moderado para ocorrências associadas.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná

Frente fria e tempestades estão chegando ao Paraná

Confronto em Piraquara termina com jovem morto

Espadachim tenta cortar braço de homem durante discussão

Confronto termina com dois mortos e tenente ferido

Polícia identifica mulher executada no Abranches

Pônei era manjado pela polícia e foi executado enquanto bebia uma cerva

Tem como rodar Windows 95 no browser?

Lapso de atenção pode ser teu corpo compensando falta de uma boa noite de sono

Quais são os nomes mais populares no Paraná e no Brasil? Saiba o ranking

Descubra os nomes mais comuns em Curitiba

Curiosidades sobre Icebergs

CCJ aprova lei de fornecimento de eletricidade e água em lotes ainda não regularizados

Horóscopo Chinês de seis de novembro de 2025

Horóscopo de seis de novembro de 2025

Óbitos em Curitiba no dia cinco de novembro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Guto Silva começa a alargar a base

Clima político em Guarapuava está instável, sujeito a tempestades

Darci Piana se prepara para 2026?

Sergio Moro não deve contar com Ney Leprevost em 2026

Esquerda quer usar as cores da direita

IPTU será reajustado com base do IPCA

São José dos Pinhais é selecionada em concurso de projetos socioambientais

Pedindo a benção para aliança de esquerda no Paraná

IA está no centro do debate da administração pública

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas