O Governo do Estado divulgou a relação das 50 instituições de ensino que poderão aderir ao sistema cívico-militar a partir de 2026, a consulta pública ocorrerá em 17 e 18 de novembro, com participação de familiares, estudantes e docentes.
O detalhamento sobre procedimentos e normas de votação será disponibilizado posteriormente nos canais oficiais da Secretaria de Educação.
Criado em 2021, o programa paranaense é coordenado pela Seed-PR e integra gestão pedagógica civil com profissionais militares da reserva atuando em funções administrativas e de organização disciplinar. Atualmente, a rede estadual possui 312 colégios nesse formato, atendendo aproximadamente 190 mil matriculados.
Com a descontinuidade do programa federal Pecim, o Paraná assumiu integralmente a manutenção e expansão da iniciativa. Caso todas as unidades aprovem a mudança, a rede alcançará 362 estabelecimentos, atendendo cerca de 211 mil educandos. A implementação do modelo segue critérios de desempenho escolar e indicadores de vulnerabilidade social.
As escolas ficam em 34 cidades: Curitiba, Apucarana, Sabáudia, Arapongas, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Vera Cruz do Oeste, Japurá, São Tomé, Assaí, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Marmeleiro, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Laranjeiras do Sul, Loanda, Itaúna do Sul, Paiçandu, Maringá, Lobato, Antonina, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Nova Esperança, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e Pérola. Elas reúnem 21,3 mil alunos e foram selecionadas a partir de critérios técnicos pelo Departamento de Educação.
Na semana passada, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionou a lei que autoriza a adesão das escolas de educação em tempo integral da rede estadual de ensino o modelo cívico-militar. Das 50 unidades selecionadas, 20 são da educação em tempo integral e também serão consultadas.
As últimas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2023, comprovam o sucesso da metodologia. As unidades de ensino deste modelo obtiveram índices de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e de 4,75 no ensino médio, superando a média estadual. Que foi de 5,3 no ensino fundamental II e de 4,63 no ensino médio. No comparativo com o Ideb de 2021, quando ainda funcionavam no modelo tradicional, 64% dos colégios cívico-militares elevaram a sua nota Ideb.
Outro destaque é a participação dos estudantes no programa Ganhando o Mundo. Dos 2 mil jovens selecionados para intercâmbio em 2025, 417 estão matriculados em colégios cívico-militares, o equivalente a 20,6% do total
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Marmeleiro faz concurso público com salários de até R$ 13 mil
Descoberta nova espécie de bactéria no Ártico
Comissão de Saúde aprova projetos de lei em reunião na Alep
PT e PDT conversam sobre possível aliança
Tráfico invade festa de aniversário para matar e atinge criança
Suspeito é morto após troca de tiros com policiais em Colombo
Material bélico pesado é encontrado em casa demolida no Bacacheri
Senhora é esfaqueada, espancada e largada para morrer em Colombo
Emissora pública do Paraná atinge maior patamar de audiência em 2025
Afonso Pena terá voos para Europa
Alimentos que fazem bem para saúde do intestino
Horóscopo de quatro de novembro de 2025
Horóscopo Chinês de quatro de novembro de 2025
Óbitos em Curitiba do dia três de novembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Alexandre Curi crava candidatura mesmo sem apoio do PSD
Saiba quais são as apostas de candidaturas ao governo em 2026
Eduardo Pimentel tirou a decoração de Vovó Mafalda do 29 de Março
Alep aprova aumento de limite de idade no TC-PR
IPTU de Curitiba terá aumento da inflação em 2026
Cúpula de Prefeitos do C40 discute experiências de Curitiba
Jornalista se filia ao PSB para ser escadinha de Luciano Ducci



