O Simepar emitiu um alerta de instabilidade no tempo em todo o Estado para este fim de semana. As tempestades previstas são consequência do aumento das temperaturas, que podem atingir cerca de 32 graus Celsius nas regiões do norte do Paraná, enquanto nas demais áreas os termômetros devem variar entre 24 e 28 graus Celsius. Esse aquecimento é intensificado pela entrada de uma massa de ar mais úmido proveniente da bacia amazônica, o que cria condições favoráveis para a ocorrência de tempestades localizadas e chuvas fortes em alguns pontos, especialmente a partir da manhã de sábado, com início nas regiões Oeste e Noroeste e avanço gradual para o restante do Estado ao longo do dia.
Essas áreas de instabilidade devem continuar ativas durante a madrugada de domingo, dia 2, com possibilidade de tempestades localmente intensas, sobretudo na faixa norte do Paraná, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Estado de São Paulo. No domingo, as temperaturas máximas devem registrar leve queda, variando entre 19 e 22 graus Celsius nas regiões litorâneas e serranas do Leste e não ultrapassando 25 graus Celsius no Noroeste. Já as temperaturas mínimas devem se manter estáveis durante todo o fim de semana, sem grandes variações em relação à semana anterior.
Os volumes mais expressivos de chuva, superiores a 50 milímetros, estão previstos para as regiões Oeste, Noroeste, Norte, Centro e Campos Gerais. As precipitações devem vir acompanhadas de descargas elétricas e há risco de granizo de forma localizada, além de rajadas de vento que podem variar entre 50 e 70 quilômetros por hora. As tempestades devem se deslocar gradualmente em direção ao Estado de São Paulo até o período da noite.
Na segunda-feira, dia 3, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o oceano deverá provocar novamente instabilidade ao longo da tarde, especialmente nas áreas do Leste paranaense. Nessa faixa do Estado, que inclui a Grande Curitiba e o Litoral, podem ocorrer novas tempestades isoladas e chuvas intensas, embora de curta duração. O cenário meteorológico, portanto, indica um período de instabilidade marcado por calor, umidade elevada e variações bruscas de tempo, exigindo atenção da população para os alertas emitidos pelos órgãos oficiais.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Coritiba emperra no Couto Pereira e fica no zero
Semifinais da Taça FPF e Terceirona acontecem no sábado e no domingo
Mulher é apunhalada pelo namorado por briga de goró
Athletico tem jogo decisivo contra o Goiás
Banda aposta na cerveja para embalar EP
Pistoleiros paraguaios agem em Cascavel?
Pistoleiros paraguaios agem em Cascavel?
Nova cepa da Covid é descoberta no Brasil
Ratinho Junior reafirma defesa das APAEs
Óbitos de Curitiba em 31 de outubro de 2025
Horóscopo Chinês de primeiro de novembro de 2025
Horóscopo de primeiro de novembro de 2025
Mata amigo depois de discussão e tiro
Alep promove seminário sobre Inteligência Artificial
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Teoria golpista ou para impulsionar presidenciável Ratinho Junior?
Alep aprova lei para preservar recursos hídricos
Curitiba integra consórcio metropolitano
MDB quer Rafael Greca à eleição majoritária
Página na rede social clonada?
Zeca Dirceu perseguido dentro do PT paranaense
Curitiba gerou 24.983 empregos formais até setembro
Exposição de Poty revela como artista ajudou a moldar o coração político da Alep



