O uso da Inteligência Artificial (IA) nas políticas culturais e na administração pública da cultura será o foco do Seminário Intermunicipal de Cultura, marcado para esta segunda-feira, dia três de novembro, a partir das 8h, no Plenarinho da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). A iniciativa é promovida pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (UB), em conjunto com o Fórum dos Gestores de Cultura do Estado.
O encontro vai reunir representantes municipais, pesquisadores e profissionais do setor para analisar como as ferramentas tecnológicas estão influenciando a criação, difusão e gestão de projetos culturais. Entre os temas que estarão em pauta estão ética, direitos autorais, economia criativa, patrimônio digital e os limites da automação na produção artística.
Segundo Nelson Justus, o debate busca compreender de que forma a IA pode ser utilizada como aliada na formulação de políticas públicas, sem comprometer a diversidade e a liberdade de expressão. O seminário também pretende fomentar a integração entre municípios e propor diretrizes para o uso responsável das novas tecnologias na cultura.
A programação inclui painéis com especialistas nacionais e mesas-redondas sobre experiências de inovação aplicadas em políticas culturais no Brasil e no exterior. Representantes do Ministério da Cultura, universidades e instituições do setor tecnológico devem participar do evento.
A programação inclui palestra magna com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seis painéis temáticos que abordarão temas como políticas públicas, democracia cultural, transformações no trabalho e na economia criativa, ética e direitos autorais, patrimônio digital e boas práticas no uso da IA aplicada à cultura.
Entre os confirmados estão Fernando Cordeiro (Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura), Leonardo Schenato Barroso (Consec/ConECta), Thayse Cancela Christo de Souza (Consec/CProfice), Renata Caroline Kroska (Quatro Barras), Fernanda Luiza Schweig Baú (Nova Santa Rosa) e Alberto Schramm Portugal (Ponta Grossa).
Ainda de acordo com o deputado, o seminário busca contribuir para a construção de uma legislação e de políticas públicas mais inovadoras e inclusivas, adequadas aos desafios da cultura na era digital.
Serviço:
Seminário Intermunicipal de Cultura
Data: 3 de novembro
Horário: 8 horas
Local: Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Castro terá concurso público com salários de até R$ 7,5 mil
Tenta matar a “ex” enquanto bebia cerveja
Jovem é encontrado morto em rodovia estadual
Namorado tenta acabar discussão na faca
Pastor leva três tiros ao tentar salvar a vida do filho executado
Londrina começa pensar no acesso à Série A
Curitiba terá a maior programação de Natal da história
Festa do Rocio começa domingo em Paranaguá
Saiba como fazer uma horta em casa e controlar pragas
Adolescente é baleado pelas costas por amigo
Como reconhecer uma pessoa se está tendo um AVC
Assembleia promove palestras sobre a Reforma Tributária
Horóscopo Chinês de 31 de outubro de 2025
Horóscopo de 31 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 30 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Paraná firma parceria com ONU-Habitat
Líder do prefeito de Maringá derruba teste psicológico para diretores
Eduardo Pimentel pode trocar a cúpula do Setran
Republicanos sinaliza crescimento no Paraná
Federação União Progressista está indo para o vinagre
Para onde vai Tião Medeiros em 2026?



