O grupo Pátria, por meio da empresa Reune Rodovias Holding II S/A, assumiu nesta quinta-feira (30) o controle do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, após vencer o leilão promovido na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A proposta apresentou deságio de 23,83% sobre a tarifa básica, superando o limite de 18% previsto no edital. Com isso, a concessionária deverá realizar um aporte adicional de aproximadamente R$ 399,4 milhões para investimentos futuros no sistema viário.
O pacote inclui R$ 6,7 bilhões destinados a obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período de concessão, fixado em 30 anos. O trecho abrange 433 quilômetros de estradas nas regiões Oeste e Noroeste do Estado, interligando os municípios de Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra, com previsão de duplicações, obras de segurança e ampliação de acessos estratégicos.
A concessão marca mais um passo do programa estadual de infraestrutura, desenvolvido em parceria com o governo federal, que prevê a modernização de mais de 3 mil quilômetros de rodovias no Paraná. Com o desconto obtido, as tarifas nas praças de pedágio serão até 34% menores do que as cobradas sob os antigos contratos, extintos em 2021.
Motociclistas continuarão isentos do pagamento, e os usuários que utilizarem sistemas de pagamento automático receberão abatimento de 5%. Haverá ainda o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o valor conforme a regularidade das viagens.
A previsão é que os novos postos de cobrança comecem a operar após o término das obras iniciais, previstas para o primeiro semestre de 2026, quando também deverão ser entregues os primeiros trechos duplicados.
O grupo Pátria já havia arrematado o Lote 1, o primeiro do novo programa de concessões do Paraná, e também é a concessionária responsável por 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o resultado do leilão representa uma vitória histórica para o Paraná. “A concessão de rodovias era um problema crônico no Estado. Sofremos por mais de 20 anos com tarifas altas e falta de obras. Quando assumimos, decidimos mudar esse modelo e não abrir mão de três pilares: transparência, obras e preço justo”, afirmou.
Ele lembrou que, apenas no primeiro ano dos novos contratos, o Paraná já tem R$ 2 bilhões em obras em andamento. “Nos 24 anos do contrato anterior foram investidos R$ 7 bilhões, e agora teremos esse mesmo valor por ano. É a prova de que quando um projeto é sério, com base técnica e sem politicagem, ele entrega resultados reais para a população”, completou o governador.
Ratinho Junior também ressaltou que o modelo paranaense é inédito no Brasil. “Pela primeira vez, unimos rodovias estaduais e federais em um mesmo pacote, tornando os lotes mais robustos e atrativos para o investidor. A partir de agora, outros estados poderão seguir o exemplo do Paraná”, disse.
O Lote 5 consolida a etapa final dessa transformação logística e abrange 432,7 quilômetros de estradas nas regiões Oeste e Noroeste, interligando Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Guaíra. O contrato prevê R$ 6,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais ao longo do período da concessão. O ciclo principal de obras está previsto entre o terceiro e o sétimo ano do contrato, quando serão executadas as grandes intervenções estruturais que vão mudar a realidade de tráfego da região.
O projeto prevê a duplicação de 238,5 quilômetros de rodovias federais e estaduais, a implantação de 19,9 quilômetros de marginais, 3,7 quilômetros do contorno de Guaíra, 51 interseções em desnível, 17 retornos e rotatórias, 5 passarelas de pedestres, 6 obras de arte especiais, além de 12 quilômetros de ciclovias e um ponto de parada e descanso.
Essas obras se somam à recuperação integral dos pavimentos e à instalação de dispositivos modernos de segurança e monitoramento, como sistemas de detecção automática de incidentes, câmeras de vigilância (CFTV), painéis de mensagem variável e pesagem em movimento.
Entre as principais intervenções estão as duplicações contínuas da BR-163, entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra, e da BR-369, entre Campo Mourão e Cascavel, que somam mais de 220 quilômetros de novas pistas duplas, além de trechos urbanos de Campo Mourão na PR-158. O contorno de Guaíra, previsto para o quarto ano do contrato, vai desviar o tráfego pesado da área urbana, garantindo mais fluidez e segurança.
A concessão também vai modernizar o atendimento ao usuário com a implantação de 10 bases operacionais e de serviço, ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, guinchos leves e pesados, caminhões-pipa e viaturas de inspeção de tráfego.
A concessão também terá papel importante na economia regional, com a estimativa de geração de 96,7 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando 16 municípios diretamente atravessados pelas rodovias: Maringá, Floresta, Engenheiro Beltrão, Peabiru, Campo Mourão, Mamborê, Juranda, Ubiratã, Corbélia, Cascavel, Toledo, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa e Guaíra.
MAIOR DA AMÉRICA LATINA – Com a conclusão deste leilão, o Paraná consolida o maior programa rodoviário da América Latina. O Lote 1 e o Lote 2 estão em operação desde janeiro de 2024, administrados pelos grupos Pátria e EPR, respectivamente. Em abril, tiveram início os contratos do Lote 3 e do Lote 6, sob gestão da Motiva (antiga CCR S.A.) e novamente da EPR. Na semana passada, o Lote 4 foi arrematado pela EPR com deságio de 21,3% e aporte de R$ 390 milhões.
O programa foi estruturado com base em estudos técnicos elaborados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e pelo International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, aprovados pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União em maio deste ano.
O modelo paranaense é hoje referência nacional por equilibrar segurança jurídica, atratividade para investidores e tarifas mais baixas ao usuário, consolidando um novo ciclo de desenvolvimento para a infraestrutura e a economia do Estado.
PRESENÇAS – Também participaram do leilão do Lote 5 o vice-governador do Paraná, Darci Piana; os secretários estaduais Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Norberto Ortigara (Fazenda) e Marcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; o diretor-presidente da Infra S/A, Jorge Bastos; o secretário-adjunto de Infraestrutura Econômica, Adailton Cardoso; o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, José Amaral Filho; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti; a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse; e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
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