A semana começa com mudanças significativas no clima do Paraná, provocadas pela interação de uma frente fria que avança pelo oceano e um sistema de baixa pressão atmosférica em formação sobre o Paraguai. A combinação desses fenômenos deve manter o céu encoberto, reduzir as temperaturas e causar precipitações em todas as regiões do estado ao longo dos próximos dias.
Os efeitos iniciais foram sentidos no sábado (25), quando áreas do Oeste e Noroeste registraram volumes de chuva inferiores a 20 milímetros. No domingo (26), os maiores índices acumulados foram observados em Campo Mourão, com 51 mm, seguida por Nova Tebas, onde a estação do Inmet marcou 36,8 mm, Altônia (34,8 mm), Campina da Lagoa (33,6 mm) e Cruzeiro do Iguaçu (30,2 mm).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade deve persistir até o fim da semana, com possibilidade de trovoadas isoladas em algumas localidades. Há previsão de queda mais acentuada nas temperaturas entre quarta (29) e sexta-feira (31), especialmente nas regiões Sul e Campos Gerais, onde mínimas podem se aproximar dos 10 °C. Ventos moderados também podem ocorrer, variando entre 20 e 40 km/h, reforçando a sensação de frio.
Além de Cornélio Procópio, Guaíra, Maringá e Paranaguá, que já tinham alcançado a média histórica de acumulado de chuva para outubro onze dias antes do mês acabar, com a chuva deste fim de semana outra estação atingiu a média histórica: em Altônia, a média para outubro é de 215,9mm, e já choveu 252,6mm.
“A combinação desses dois sistemas contribui para que, em níveis mais próximos à superfície, ocorra o ingresso de umidade do oceano, que acaba mantendo a nebulosidade mais concentrada na faixa Leste (entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral), enquanto o sistema de baixa pressão favorece o ingresso de umidade da Amazônia para o interior do Paraná”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Nesta segunda-feira (27), a chuva ocasional por todo o Estado segue, e as pancadas de chuva poderão ficar pontualmente mais fortes entre a tarde e a noite da RMC até o Litoral. No Interior o tempo segue abafado, com máximas de até 28°C principalmente no setor Norte.
Na terça-feira (28), no Interior, as instabilidades aumentam e a chuva pode vir a qualquer momento do dia. “O risco de alguma tempestade é um pouco maior, em virtude da circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera trazendo umidade, que acabam contribuindo para a formação de áreas de chuva. No Oeste, Sudoeste, Noroeste, e nos Campos Gerais, a possibilidade de fortes rajadas de vento é um pouco mais baixa, mas não se descarta a ocorrência de alguma precipitação de granizo”, ressalta Samuel.
Na região Leste as temperaturas não sobem na terça, e a chuva também ocorre em vários momentos do dia. Na quarta-feira (29), a nebulosidade ainda se faz presente e a chuva será ocasional. O tempo fica abafado no Interior do Estado, com máximas perto dos 28°C no Oeste e Noroeste, e perto dos 20°C no Leste.
Na quinta e na sexta-feira (31), a chuva diminui, e ocorre de forma isolada. As temperaturas ficam um pouco mais baixas no Centro-Sul, nos Campos Gerais e na RMC, com mínimas entre 10°C e 12°C.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Athletico pode se afundar na Série B por mais um ano
Operário pode garantir permanência na Série B contra a Chapecoense
Prudentópolis e City London garantem vaga na semifinal da Terceirona
Rio Branco atropela Batel no Gigante do Itiberê
Corrida de Rua da Alep reúne seis mil participantes
Homem é degolado e largado em Mandirituba
Mulher pula do prédio para escapar da morte
Homem é morto com três tiros no meio da rua
Cientistas descobrem como fazer gelo em temperatura ambiente
Estado autoriza licitações que somam R$ 284 milhões para municípios da região Sul
Horóscopo de 27 de outubro de 2025
Horóscopo Chinês de 27 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 26 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Alexandre Curi não abre mão de disputar o governo
Rafael Greca quer impor candidatura a governador
Fiep estima tarifas de pedágio do Lote 4. Veja os valores
Guto Silva faz agenda nos EUA representando o Paraná
IA nas escolas une a direita e a esquerda
Alep vota ampliação dos colégios cívico-militares
Ana Paula Burko costura partido para 2026
Alvaro Dias deixa o Podemos e pode pendurar a chuteira política



