sábado, outubro 25, 2025
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Ponte de Guaratuba deve fechar vão no mar até dezembro

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As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, avançam com a instalação dos cabos de sustentação. Somente em setembro, foram fixados cinco estais, sendo três no apoio 04 e dois no apoio 05. Cada mastro da estrutura contará com doze desses elementos, responsáveis por sustentar o tabuleiro.

O segmento estaiado terá 320 metros de extensão e incluirá um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação, conforme o cronograma técnico. Atualmente, o trecho já soma 118 metros executados com o método de balanços sucessivos, técnica que garante maior estabilidade à obra.

Os apoios 04 e 05 contam agora com quatro pares de aduelas — blocos de concreto moldados no próprio local — que formarão a pista principal. Essa etapa permitirá a ligação com o trecho pré-moldado, já em fase de preparação. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, o trabalho segue dentro do prazo e mobiliza equipes em regime integral para garantir a conclusão da estrutura nos próximos meses.

Nessa outra etapa da obra, onde os elementos estruturais são fabricados no canteiro e montados sobre a estrutura da ponte, os trabalhos seguem em bom ritmo. Já foram fabricadas 132 das 164 vigas longarinas previstas, das quais 120 já foram lançadas sobre as travessas. Essa é a parte mais próxima do acesso da ponte em Guaratuba e que parece visivelmente mais avançada.

Também foram concluídos 13 vãos do tabuleiro, totalizando 554,9 metros executados no trecho pré-moldado. A ponte contará, ao todo, com 23 vãos: 20 neste trecho e três no trecho estaiado.

A fabricação das vigas longarinas do lado de Guaratuba já foi finalizada, e agora teve início a produção das vigas que serão lançadas no lado de Matinhos. O uso de elementos pré-moldados permite maior agilidade na execução e mais eficiência no cronograma da obra.

Nos acessos, ambos localizados em Guaratuba, mas denominados operacionalmente como “lado de Matinhos” e “lado de Guaratuba”, os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação continuam em andamento. O destaque vai para o rebaixamento do morro no acesso ao centro de Guaratuba, onde são executadas contenções e já atingiu 10 mil m² de área contida.

No lado de Matinhos, iniciou-se a execução da estrutura conhecida como solo reforçado com paramento em placas de concreto e reforços com geocompostos, técnica utilizada na construção da cabeceira da ponte. O solo reforçado é uma solução de engenharia que utiliza camadas de solo compactado intercaladas com elementos de reforço geocompostos inseridos entre as camadas, formando um muro de contenção robusto e seguro. Essa estrutura serve para confinar o aterro e vencer a grande altura entre a ponte e o nível da rodovia.

E a área utilizada hoje como canteiro de obras da Ponte de Guaratuba será destinada a um empreendimento que contribuirá para a atração de turistas, impulsionando rede hoteleira, comércio e serviços no Litoral.

O Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria do Planejamento (SEPL), publicou nesta semana um edital de chamamento público do Complexo Náutico de Guaratuba. O projeto tem como objetivo instalar, operar e manter uma estrutura que se alinha ao desenvolvimento do Litoral, com a evolução que vem ocorrendo nos últimos anos.

As regras para a participação de interessados estão no site do programa Paraná Parcerias. Neste primeiro momento, quem desejar participar precisa fazer um credenciamento até o dia 11 de novembro, seguindo o que diz a Lei de Licitações n. 14.133 de 2021. Depois disso, os autorizados poderão desenvolver e apresentar seus estudos em até 90 dias.

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