quarta-feira, outubro 15, 2025
spot_img
HomePolíticaParaná vai ter incentivo à produção e utilização do biocarvão

Paraná vai ter incentivo à produção e utilização do biocarvão

spot_img

A deputada estadual Maria Victoria (PP) protocolou o projeto de lei nº 915/2025, que institui políticas de incentivo à produção e utilização do biocarvão no Paraná. A iniciativa pretende fomentar uma nova cadeia econômica no estado, estimular práticas agrícolas sustentáveis e ampliar a adoção de tecnologias voltadas à economia circular, com foco na redução de emissões e no reaproveitamento de resíduos orgânicos.

O biocarvão, também conhecido como biochar, é um composto resultante da pirólise controlada de materiais orgânicos, como sobras de lavouras, restos de madeira e resíduos urbanos. Esse produto tem potencial para melhorar a qualidade do solo, reter nutrientes, aumentar a produtividade e capturar carbono da atmosfera, contribuindo para o cumprimento de metas ambientais assumidas pelo Brasil em acordos internacionais.

Maria Victoria destacou que o projeto possui caráter estratégico, alinhando o Paraná a políticas globais voltadas à transição ecológica e à inovação no setor agroindustrial. A proposta prevê a criação de linhas de crédito específicas, programas de capacitação técnica e parcerias entre universidades, cooperativas e empresas interessadas na produção do biocarvão.

O texto também determina que o Poder Executivo desenvolva ações de pesquisa e monitoramento sobre o impacto do uso desse insumo na agricultura e na mitigação de gases de efeito estufa. A expectativa é de que o projeto contribua para diversificar a matriz econômica paranaense, gerar empregos e posicionar o estado como referência nacional em bioeconomia e sustentabilidade produtiva.

Além de benefícios ambientais, a proposta cria oportunidades de geração de empregos e investimentos em inovação. “Com políticas de incentivo adequadas, o biocarvão pode se tornar um ativo econômico importante, gerando valor para o campo e para as cidades”, pontua Maria Victoria.

O projeto de lei também visa fortalecer a agricultura familiar e as cooperativas rurais, que poderão usar a tecnologia para melhorar a produtividade e reduzir custos com insumos (fertilizantes). “É uma política que une sustentabilidade e desenvolvimento regional”, resume Maria Victoria.

Aplicações

Quando aplicado ao solo, o biocarvão melhora a fertilidade, aumenta a retenção de água e reduz a necessidade do uso de fertilizantes químicos.

Além disso, atua como uma das principais tecnologias de sequestro de carbono conhecidas, com potencial de capturar e armazenar carbono por centenas de anos, contribuindo diretamente para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Cooperação

De acordo com o projeto de lei entre os objetivos da proposta também estão o apoio às pesquisas científicas e tecnológicas, o estímulo à economia circular e o incentivo a parcerias público-privadas para desenvolvimento e uso do biocarvão.

O texto também autoriza o Poder Executivo a firmar convênios e cooperações com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para capacitação técnica e transferência de conhecimento.

A proposta está alinhada às metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, ao o plano estratégico de descarbonização da economia paranaense (PEDEP) e à política estadual de sustentabilidade e inovação tecnológica. O projeto de lei segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep.

Palotina tem concurso público com salário de R$ 18 mil

Santo Inácio tem concurso público com salário de até R$ 4 mil

Athletico quer voltar ao jogo pela Série A em 2026

Saiba as chances de Coritiba e Athletico subirem

Inscrições do Circuito de Rua abrem nesta segunda

Rematrículas e inscrições para cursos técnicos encerram dia 15

Chuva volta na quinta e Curitiba bate recorde de frio

Operação flagra motorista de caminhão com 11T de maconha

Professor é preso por abusar de aluna em Pinhais

Namorado atende a porta e ex atira para matar

Comissão de saúde cria novas diretorias da funeas

Horóscopo de 14 de outubro de 2025

Óbitos de Curitiba em 13 de outubro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Jamur pode ser escolhido para elaborar plano de governo de Rafael Greca

Francischinis vão se atrapalhar em 2026?

Fazenda Rio Grande vive um momento decisivo após a prisão do prefeito

Como Sergio Moro espera fugir do isolamento político

Cesar Silvestri vai tentar voltar a política, mas há obstáculos

Maria Victoria quer empoderar o Progressistas

Filipe Barros tem estratégia para ser o mais votado no Paraná

Governo institui o Conselho Interinstitucional de Implementação da Reforma Tributária

Comissão de Segurança Pública aprova atendimento para mulheres vítimas de violência em delegacias

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas