Torcedor roxa do Coritiba, o deputado estadual Anibelli Neto (MDB) apresentou uma proposta de projeto de lei para reconhecer o Coxa como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Paraná.
Fundado em 12 de outubro de 1909, o Coritiba Foot Ball Clube é o primeiro time de futebol do Paraná, atual líder do Campeonato Brasileiro da Série B e o time com mais títulos estaduais.
Na justificativa do projeto, Anibelli Neto lembra a relevância histórica e os feitos do “Coxa”, que acumula 39 títulos estaduais, sendo o maior campeão do Paraná, além de conquistas nacionais e internacionais que ajudaram a projetar o Estado no cenário esportivo brasileiro e mundial.
O parlamentar cita, entre os marcos do clube, o título de Campeão Brasileiro de 1985, a Fita Azul Internacional de 1972, o Torneio do Povo de 1973, a Taça Akwaba de 1983, dois vice-campeonatos da Copa do Brasil em 2011 e 2012, e dois Campeonatos Brasileiros da Série B, conquistados nos anos de 2007 e 2010.
“O Coritiba representa mais que um time de futebol, é um patrimônio da cultura e da história do Paraná, que carrega valores, símbolos e tradições que fazem parte da nossa identidade”, afirma o deputado. Ele ressalta que o escudo do clube, com o globo terrestre, as iniciais “CFC” e as cores verde e branca, simboliza o vínculo com a bandeira e com os elementos naturais do Estado, como os pinhões e a araucária, árvore símbolo do Paraná.
Anibelli Neto também destacou o aspecto afetivo que o clube desperta em gerações de torcedores e a importância de preservar essa memória no âmbito oficial. “Reconhecer o Coritiba como patrimônio imaterial é uma forma de eternizar sua contribuição para a cultura paranaense e valorizar sua história de mais de um século com o reconhecimento público e oficial dos Poderes constituídos do estado à identidade e formação do clube, lá do alto de tantas glórias”, afirmou.
O projeto ainda menciona o hino oficial do Coritiba, composto por Cláudio Ribeiro e Homero Reboli, como um símbolo do amor e da tradição da torcida alviverde, eternizando a expressão popular “Coxa, Coxa, é garra, é força, é tradição”.
A proposta segue agora para análise nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa antes de ser votada em plenário.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Operação contra o tráfico no Parolin termina com um morto
Homem é encontrado de cueca em fundo de vale
Saúde confirma casos de intoxicação de metanol em Curitiba
Ex-aluna é presa por ameaça a ex-professora
Amigos do além fazem limpa em casa em um condomínio fechado
Filho é preso por tráfico e pai passa mal ao ver filho algemado
Aprenda como fazer uma horta no quintal de casa
Transforme seus celulares antigos em câmeras de segurança
Comissão da Alep aprova lei que aprimora Código do Espectro Autista
Banda Mais Bonita da Cidade está chegando a maioridade
Horóscopo de oito de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em sete de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Enio Verri vem para a eleição, quem pode ser o sucessor em Itaipu?
Professor Lemos e Arilson Chiorato desistiram da Câmara Federal
Missão prepara ofensiva contra Cristina Graeml
Serginho do Posto tem concorrência à presidência da Câmara de Curitiba
Sergio Moro vai responder por calúnia contra Gilmar Mendes
Alep aprova doação de imóveis para saúde, segurança e lazer