A crise da cadeia leiteira foi tema central de uma série de reuniões realizadas na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), uma audiência pública reunindo prefeitos, produtores, vereadores, empresários do setor e deputados estaduais no plenário da casa de leis, o objetivo foi discutir os desafios do setor e buscar um entendimento para a elaboração de um projeto de lei buscando garantir proteção ao produtor e ao mercado do leite.
A audiência pública teve a participação do presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD), que falou sobre a relevância do tema para a economia paranaense e a necessidade de articulação conjunta entre os Poderes e o setor produtivo, comprometendo-se a dar andamento às propostas. “O legislativo está de portas abertas ao diálogo e seguiremos ao lado do produtor, que gera renda e riqueza ao nosso Estado”, comentou Curi.
“Precisamos aumentar o nosso consumo, coibir a importação do leite em pó, e ter um novo olhar para os produtores se quisermos mudanças reais. E uma coisa eu garanto: com esses projetos que já tramitam na Assembleia, a situação vai mudar. Vamos proteger a cadeia leiteira do Paraná e impulsionar a economia do Paraná”, afirmou Luis Corti (PSB).
Entre as iniciativas apresentadas pelo deputado Luis Corti, estão o Projeto de Lei 888/2023 (já aprovado na CCJ), que proíbe a reidratação de leite em pó importado no Estado, e o Projeto de Lei 417/2025, que obriga as indústrias de laticínios a informar previamente o preço que será pago pelo litro do leite antes da coleta. “Essas medidas visam dar transparência, previsibilidade e condições mais justas para que o produtor continue no campo, garantindo renda e fortalecendo a economia local”, ressaltou.
Meysson Vettorello, produtor de Santa Tereza do Oeste, desabafou sobre a situação dos produtores paranaenses. “O produtor de leite hoje está sangrando. Vai chegar no dia que ele vai ter que escolher se compra alimento para a família ou ração para as vacas. Está insustentável essa questão. O deputado estadual Luis Corti vem nos apoiando na causa há tempos e torço para que essas leis sejam aprovadas o quanto antes.”, comenta o produtor.
O parlamentar, que é médico veterinário e já foi produtor, também reforçou seu compromisso pessoal com a causa: “Acima de representações políticas, nós temos o dever profissional. Não somos eternos; um dia voltaremos ao exercício da nossa profissão. Com muito orgulho, depois de ouvir muitos, propus esse projeto de lei para dar uma resposta concreta ao setor.”
Também participaram da reunião os deputados Artagão Júnior (PSD), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Gugu Bueno (PSD) e Adão Litro (PSD).
Luis Corti participou de uma reunião com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, para tratar do mesmo tema e buscar soluções conjuntas com o governo estadual com relação a alteração de impostos relacionados à importação do leite em pó.
Segundo o deputado, o momento é decisivo. “O Paraná é um dos maiores produtores de leite do Brasil e não podemos permitir que milhares de famílias sejam penalizadas, sobretudo por conta dessa importação desleal e às vezes até clandestina. É hora de agir com responsabilidade e firmeza”, defendeu.
Como encaminhamento, Luis Corti e Alexandre Curi firmaram acordo para a realização de uma audiência pública no próximo dia 21 de outubro, na Assembleia Legislativa, com a participação de produtores, lideranças e representantes do governo, para aprofundar o debate e construir soluções efetivas para a cadeia do leite.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Athletico deixa o Operário com a bola, mas entra no G4
Athletico B vacila depois de estar vencendo por 2 a 0
Londrina busca vitória em Caxias valendo vaga na Série B
Produtos que imitam queijo e lácteos terão que alertar o consumidor
Policial Civil com álcool nas veias atira em desafeto pelas costas
Sangue jorra na praça e vítima é socorrida de helicóptero
Ladrões de cemitério pedem perdão ao pé da cruz
Mata a madrasta por não deixar usar máquina de lavar
Frente fria traz chuvas para o Paraná e risco de temporais na faixa Oeste
Curitiba tem atividades para crianças como escalada, piscinas e lazer
Haru Matsuri embarca no mundo do cosplay e do mangá
Cientistas criam bateria que desintegra depois de utilizada
O que faz a gente ficar parado mesmo com a rotação da Terra?
Horóscopo de 27 de setembro de 2025
Óbitos de Curitiba em 26 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Rafael Greca não deve apoiar Ratinho Junior para presidente
Paulo Martins assume a Prefeitura de Curitiba
Cristina Graeml vai se dar bem no Centrão?
Eduardo Pimentel entrega LOA com arrecadação de R$ 15,42 bilhões
Ratinho Junior apresenta potenciais do Estado a empresários espanhóis
Assembleia Itinerante de Fazenda Rio Grande recebe demandas da população
30ª edição da Assembleia Itinerante apresenta pedidos em saúde, educação e obras viárias