Os deputados estaduais Tercílio Turini (MDB), Cobra Repórter (PSD), Cloara Pinheiro (PSD) e Jairo Tamura (PL), com base eleitoral na região Norte do Estado, conversaram com lideranças locais da segunda maior cidade do Paraná, Londrina, para dar dicas de como é fácil receber investimentos do governo estadual, em termos gerais eles colocaram que há a necessidade da apresentação de projetos para esses recursos sejam liberados.
O encontro aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) com representantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da cidade.
“Existe bastante dinheiro disponível, e o momento é favorável. Agora depende de ter os projetos, que devem ser apresentados pela Prefeitura e também podem ser viabilizados pelas entidades e empresários”, destacou Tercilio Turini. Ele lembrou que, no passado, indicações de verbas estaduais e federais acabaram não sendo liberadas por falta de projetos.
Os deputados enfatizaram que parcerias com a iniciativa privada são essenciais. Turini citou como exemplo a construção de terceiras pistas na PR-170, entre Rolândia e Porecatu, financiadas por empresários e protocoladas junto ao governo após articulação conjunta com os deputados Cobra Repórter e Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa. O projeto passará por análise do DER/Paraná antes da liberação de recursos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Entre as demandas apresentadas pelas entidades estavam a revitalização do trecho do Calçadão entre as ruas Rio de Janeiro e Minas Gerais, com aterramento da fiação, e a construção de duas pontes sobre o Rio Tibagi, ligando Londrina ao Norte Pioneiro. Turini reforçou que os projetos precisam estar prontos para que o pedido de recursos seja formalizado e também mencionou a possibilidade de parcerias com Copel, Sanepar, operadoras de telecomunicações e a Londrina Iluminação.
“Estamos vivendo um excelente momento em que o governo do estado tem verbas para diversas obras. No entanto, é preciso que o município apresente os projetos. Vamos trabalhar em conjunto para garantir os recursos”, acrescentou Cobra Repórter, destacando a necessidade de reforçar o setor de projetos da Prefeitura, contratar profissionais especializados e criar uma estrutura para captação de recursos em nível estadual, federal e internacional.
Os deputados também debateram questões de viabilidade de algumas obras, como a ponte de Arapongas até Assaí, ressaltando a importância de planejar o tráfego de veículos pesados e proteger áreas de turismo, lazer e propriedades familiares. Por fim, elogiaram a iniciativa da Acil, especialmente de sua presidente Vera Antunes, em reunir parlamentares para discutir prioridades de desenvolvimento para Londrina, além de apresentar um balanço dos principais recursos destinados à cidade ao longo dos mandatos dos deputados presentes.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Primavera começa com friaca, mas estação será de calor e temporais
Frente fria retorna ao Paraná e traz chuva
Natal do Palácio Avenida começa em cinco de dezembro
Jogos da Copa FPF e Terceirona
Londrina precisa da vitória para pensar na Série B
Contorno Sul de Curitiba vai mudar a vida dos curitibinhas
Polícia encontra corpos dos quatro paulistas em uma cova coletiva
Crime em Icaraíma foi para não devolver dinheiro
Horóscopo de 20 de setembro de 2025
Óbitos de Curitiba em 19 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Licitação do transporte coletivo terá mudanças
Gleisi Hoffmann usa empresa para voar ligada ao PCC
Começa a duplicação do Contorno Sul de Curitiba
Novo se fortalece para a eleição de 2026
Alexandre Curi coloca o bloco na rua
Sergio Moro se coloca como candidato de Ratinho Junior, mas só que não é assim
Audiência Pública vai debater a isenção de ICMS a produtores artesanais



