domingo, setembro 21, 2025
spot_img
HomeEsportesClubes se mobilizam contra aumento de times na Série D

Clubes se mobilizam contra aumento de times na Série D

spot_img

A CBF quer aumentar o número de equipes disputando o Campeonato Brasileiro da Série D de 2026, mas 32 clubes garantidos na competição em 2026 se posicionaram contra e assinaram um manifesto para evitar a democratização do futebol brasileiro, entre eles, o Cianorte e o São Joseense.

Um ofício foi enviado ao presidente da CBF, Samir Xaud, pedindo para a entidade máxima do futebol brasileiro reveja a posição de aumentar os 64 clubes participantes para 96.

O documento aponta falhas na elaboração da competição e levanta a lebre da elitização do futebol brasileiro, o paranaense Cianorte é um time com investidores asiáticos e faz parte do grupo que deseja evitar o acesso de times com orçamento menor nas competições nacionais.

Nos bastidores, representantes das federações estaduais acompanham a movimentação, já que o aumento de vagas na Série D impactaria diretamente a distribuição dos campeonatos locais. A CBF ainda não se manifestou sobre a reivindicação.

Leia o manifesto e saia os times que assinaram:

“Nós, presidentes de clubes participantes da Série D do Campeonato Brasileiro, queremos compartilhar uma preocupação e, ao mesmo tempo, levantar algumas reflexões a respeito dos comentários recentes sobre a possibilidade de ampliação da competição para 96 clubes já em 2026.

Sabemos que a Série D tem um papel fundamental no futebol brasileiro. É por meio dela que atletas, dirigentes e torcidas mantêm viva a chama do esporte em todas as regiões do país. No entanto, mesmo com 64 clubes, já enfrentamos grandes desafios financeiros e logísticos.

Nesse sentido, surgem alguns questionamentos que gostaríamos de partilhar com Vossa Excelência:

  • Como garantir que uma eventual ampliação não comprometa a sustentabilidade financeira dos clubes, que já têm dificuldades de custeio?
  • De que forma poderíamos evitar que o mercado de atletas se torne ainda mais inflacionado, pressionando salários além da realidade dos clubes da Série D?
  • Que medidas poderiam ser adotadas para reduzir os riscos jurídicos e trabalhistas que acompanham um número maior de participantes?
  • Como preservar a credibilidade esportiva da competição, diante do risco de manipulação de resultados e apostas ilegais, tema que tanto nos preocupa?
  • Por que somente a Série D concentra tantos clubes em comparação às demais divisões do Campeonato Brasileiro? Será que o futebol não está se tornando cada vez mais elitizado, privilegiando apenas as Séries A e B? Não seria o momento de buscarmos juntos o equilíbrio, fortalecendo também as demais divisões do futebol brasileiro?

Entendemos que a proposta de expansão pode trazer benefícios de inclusão e visibilidade. Contudo, acreditamos que talvez seja prudente que tal medida seja pensada para 2027 em diante, garantindo tempo hábil para amplo diálogo, estudo técnico-financeiro e construção conjunta de um modelo viável.

Além disso, Excelentíssimo Presidente, acreditamos em sua gestão. Com a sua chegada à CBF, reacendeu-se a esperança por um futuro melhor para esta competição, a Série D, que infelizmente ainda é tão desprestigiada em termos de recursos quando comparada à elite do futebol brasileiro.

Hoje, as cotas financeiras estão concentradas nas Séries A e B, enquanto os clubes da Série D lutam para sobreviver.

Precisamos de sua sensibilidade e dedicação, que têm sido demonstradas dia após dia à frente da Confederação. Temos observado sua postura de diálogo e já percebemos os avanços que sua gestão tem proporcionado.

O fato de Vossa Excelência ser oriundo de Roraima — um estado que, assim como outros do Norte, enfrenta enormes dificuldades logísticas e de captação de patrocínios — traz uma sensibilidade especial à sua administração.

Sabemos que Vossa Excelência conhece de perto o que significa fazer futebol em regiões que enfrentam barreiras diárias. Essa vivência o torna um líder capaz de compreender que, por trás de cada clube da Série D, existem não apenas números, mas pessoas: jogadores que sustentam famílias, dirigentes que dedicam a vida ao esporte e torcedores que encontram no estádio a alegria e o entretenimento que o futebol, apoiado pela CBF, é capaz de proporcionar.

Não se trata de contestar ou criticar, mas sim de dialogar. Como Vossa Excelência afirmou em nossa última reunião, “o melhor caminho sempre será o do diálogo e da comunicação para o desenvolvimento do futebol brasileiro.” É exatamente nesse espírito que encaminhamos este ofício, certos de que, com sua liderança, poderemos fortalecer a Série D e, sobretudo, valorizar o futebol que pulsa em todos os rincões do nosso país.”

CLUBES QUE ASSINARAM O OFÍCIO

1- Porto Velho/RO

2- Serra Branca/PB

3- Laguna/RN

4- Piauí/PI

5- Galvez/AC

6- Guarany/RS

7- Sousa/PB

8- GAS/RR

9- Imperatriz/MA

10- Manaus/AM

11- Porto/BA

12- Tombense/MG

13- Nacional/AM

14- Tuna Luso/PA

15- Trem/AP

16- Atlético Alagoinhas/BA

17- Mixto/MT

18- Uberlândia/MG

19- Maguary/CE

20- Madureira/RJ

21- Primavera/MT

22- Independência/AC

23- São Joseense/PR

24- Jacuipense/BA

25- Santa Catarina/SC

26- Velo Clube/SP

27- Noroeste/SP

28- Águia de Marabá/PA

29- Cianorte/PR

30- Operário/MS

31- Tirol/CE

32- Maracanã/CE

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná

Primavera começa com friaca, mas estação será de calor e temporais

Frente fria retorna ao Paraná e traz chuva

Natal do Palácio Avenida começa em cinco de dezembro

Jogos da Copa FPF e Terceirona

Londrina precisa da vitória para pensar na Série B

Contorno Sul de Curitiba vai mudar a vida dos curitibinhas

Polícia encontra corpos dos quatro paulistas em uma cova coletiva

Crime em Icaraíma foi para não devolver dinheiro

Horóscopo de 20 de setembro de 2025

Óbitos de Curitiba em 19 de setembro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:

Licitação do transporte coletivo terá mudanças

Gleisi Hoffmann usa empresa para voar ligada ao PCC

Começa a duplicação do Contorno Sul de Curitiba

Novo se fortalece para a eleição de 2026

Alexandre Curi coloca o bloco na rua

Sergio Moro se coloca como candidato de Ratinho Junior, mas só que não é assim

Audiência Pública vai debater a isenção de ICMS a produtores artesanais

União Brasil pula fora do governo Lula

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas