O presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), Alexandre Curi (PSD), classificou como histórica a ampliação da capacidade do Contorno Sul de Curitiba, o deputado estadual ressaltou que será uma via estratégica para o escoamento da produção agrícola em direção ao Porto de Paranaguá e também para o deslocamento de turistas que vão para as praias do Paraná.
Alexandre Curi participou da solenidade ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Segundo o presidente da Alep, a obra impactará diretamente municípios da Região Metropolitana de Curitiba, como Araucária e Campo Largo, mas terá reflexos positivos em todo o território paranaense pois aliviará o trânsito no Contorno Leste.
O parlamentar destacou ainda que a duplicação da PR-423 integra o mesmo pacote e reforça a estrutura logística regional.
Ratinho Junior afirmou que os investimentos se tornaram viáveis a partir do modelo de concessão aprovado com apoio do Legislativo. Para ele, a parceria entre os poderes permitiu construir um formato com tarifas consideradas justas e obras de grande porte.
O Contorno Sul receberá ampliação das marginais e passará a contar com quatro faixas em cada sentido, aumentando a fluidez do tráfego e reduzindo riscos de acidentes. Já a PR-423, que liga Araucária a Campo Largo, terá duplicação completa, criando um novo eixo de circulação para caminhões que hoje sobrecarregam rodovias urbanas.
Segundo o governo, a previsão é de que as duas frentes de trabalho gerem empregos diretos e indiretos e fortaleçam a competitividade da produção agrícola e industrial do Paraná, diminuindo custos logísticos e melhorando a segurança para motoristas e moradores da região.
Obras
O Contorno Sul corta Curitiba na região da Cidade Industrial e liga duas rodovias de tráfego pesado, a BR-277 e a BR-116. Neste trecho, as obras começam com a implantação de cerca de seis quilômetros de vias marginais. Ao final do projeto, cada sentido contará com mais duas pistas e acessos e retornos em desnível. O contrato também prevê, até 2029, a ampliação da pista principal para quatro faixas por sentido.
Na PR-423, a concessionária iniciou a duplicação de 26 quilômetros, ligando a BR-476, em Araucária, à BR-277/BR-376, em Campo Largo. A intervenção vai retirar veículos pesados do perímetro urbano de Curitiba, garantindo mais fluidez e segurança. O diretor-presidente da concessionária Via Araucária, Sérgio Santillán, informou que os trabalhos seguem dentro do cronograma contratual e que a maior parte das obras deve ficar pronta até 2027.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Sete Facções agem no Paraná, segundo o MP-PR
Adolescente foi atingida por bala perdida no Paraná
Homem é preso acusado de violência sexual contra enteada
Tráfico manda recado cravando picareta na cabeça de idoso
Londrina caminha para se transformar em polo de skate e ginástica
Operário não acerta o pé e nem a mão
Festival Primavera começa com toque baiano na Praça Osório
Audiência pública apresenta balanço dos 18 meses de pedágio
Horóscopo de 19 de setembro de 2025
Óbitos de Curitiba em 18 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Alexandre Curi confirma pretensões eleitorais para o Palácio Iguaçu
Anistia vai ser votada na Câmara Federal e no Senado
Como votou cada deputado paranaense no pedido de urgência da Anistia?
Alunos da rede estadual podem entrar em uma universidade sem fazer vestibular
Educação em Curitiba se moderniza na gestão Eduardo Pimentel
Ricardo Arruda entra em conflito com mulheres do Progressistas
RCC News, às 7h, as notícias quentes do Paraná e do Brasil
Blog divulga pesquisa falsa em Laranjeiras do Sul
Direita patrulha esquerda na comemoração da morte de Charlie Kirk
Alexandre Curi promulga na segunda novo Código de Ética da Alep