segunda-feira, novembro 3, 2025
spot_img
HomeNewsChuva volta ao Paraná e a Curitiba

Chuva volta ao Paraná e a Curitiba

spot_img

Áreas de instabilidade avançam pelo Paraná nesta segunda-feira (15) e devem provocar mudanças no tempo, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental). A previsão aponta início da chuva entre a tarde e a noite, principalmente no Sul do estado, com progressão para outras localidades até a terça-feira (16). O fenômeno alcançará também a região Norte, onde há 26 dias não se registrava precipitação.

O deslocamento das nuvens começa pelas cidades que fazem divisa com Santa Catarina, além do Sudoeste e Centro-Sul, com risco de tempestades localizadas. Conforme o meteorologista Samuel Braun, os sistemas se formam a partir da circulação dos ventos em diferentes camadas da atmosfera, estimulados por instabilidades que vêm do Paraguai e do Norte da Argentina. Já no Noroeste e no Norte, as temperaturas permanecem elevadas, superando os 33°C.

Na terça-feira, os volumes se espalham por grande parte do território. Estão previstas pancadas de intensidade variável em diferentes momentos do dia, mais fortes nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. No Leste, os termômetros não devem passar dos 23°C, enquanto a faixa setentrional terá precipitações restritas a alguns municípios, mantendo máximas acima de 30°C.

A chegada da umidade representa alívio em cidades castigadas pela estiagem. Londrina e Santo Antônio da Platina, por exemplo, enfrentam 26 dias sem registros significativos. Em Cambará, o quadro é mais crítico: já são 49 dias sem chuva superior a 1 mm, desde 28 de julho, quando o acumulado chegou a 16,2 mm. Pequenas garoas foram medidas em agosto, mas não passaram de 0,2 mm.

Outros municípios também apresentam índices mínimos em setembro. Apucarana e Pato Branco registraram apenas 0,4 mm até agora, enquanto Jaguariaíva e Paranavaí marcaram 0,2 mm nos pluviômetros.

Apesar da expectativa, o período úmido será breve. Na quarta (17) e quinta-feira (18), o sol volta a predominar em praticamente todas as áreas. Com isso, o Norte e o Noroeste poderão registrar máximas de até 35°C. No Leste, a nebulosidade deve manter temperaturas mais amenas, além da possibilidade de garoa em áreas serranas.

Na sexta-feira (19), a previsão aponta novo aumento de calor combinado à umidade, o que pode resultar em temporais no Sul, especialmente em municípios próximos à fronteira com Santa Catarina, reforçando a instabilidade.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

Coritiba e Goiás empatam em campo e na pancadaria

Terceirona foi de resultados elásticos no domingo

Londrina domina, mas não fura retranca do Floresta

Cuiabá arranca um empate com o Operário

Azuriz vence o Patriotas e lidera o Grupo B

Foz e Rio Branco fazem um jogo chato de assistir pela Taça FPF

Dor de corno é motivo de garrafada em Curitiba

Fim do relacionamento termina com uma facada no coração

Horóscopo de 15 de setembro de 2025

Óbitos de Curitiba em 14 de setembro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Enio Verri coloca o nome para a corrida eleitoral de 2026

Executiva do União Brasil fica a “la Sergio Moro”

Alep discute mudanças no ICMS e merenda escolar

Governo vai investir R$ 150 milhões em pavimentação no litoral

Lotes 4 e 5 do pedágio serão leiloados em outubro

Paraná pode ter candidato ao governo com PHD em 2026

Alep debate papel dos grupos de apoio no combate a dependência química

Como a Ponte de Guaratuba saiu do papel

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas