A Fazenda Urbana de Curitiba, localizada no bairro Cajuru, abriu inscrições para atividades gratuitas em setembro, voltadas à agricultura sustentável e ao manejo consciente de resíduos. Entre as opções, estão o curso Técnicas de Compostagem e visitas guiadas pelos espaços do projeto.
A capacitação acontece em 26 de setembro, das 13h às 17h, com limite de 15 participantes. As inscrições devem ser feitas pelo portal Guia Curitiba. Durante a formação, serão apresentados métodos de transformação de resíduos orgânicos em adubo natural, alternativa que contribui para a fertilidade do solo e para a diminuição do volume de materiais enviados aos aterros.
A programação será organizada em dois momentos. Inicialmente, os inscritos assistirão a uma explanação teórica sobre os principais processos de compostagem e as formas de utilização do composto. Na segunda etapa, haverá oficina prática com a montagem de uma caixa destinada à vermicompostagem, além de instruções sobre como aplicar húmus e chorume produzidos nesse sistema.
O gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, reforçou a importância da inscrição prévia e da responsabilidade no uso das vagas. Caso o participante não consiga comparecer, deve cancelar a reserva para permitir a entrada de outra pessoa interessada.
Além do curso, a programação prevê visitas monitoradas em diferentes dias do mês, com o objetivo de aproximar a população das iniciativas de cultivo em meio urbano e estimular práticas que podem ser aplicadas em casa ou em pequenos terrenos.
As visitas guiadas gratuitas são realizadas às quartas-feiras, em horários alternados. Em setembro, ocorrerão nos dias 17 (das 9h às 10h) e 26 (9h às 10). As datas e horários podem sofrer alterações e as inscrições devem ser feitas pelo link da visita guiada.
Nestas visitas, um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional vai abordar o ciclo do alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem.
As turmas têm o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.
Escolas, faculdades e instituições interessadas em visitas específicas devem agendar pelo e-mail fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (41) 9 9951-0900 ou pelo Guia Curitiba.
É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Vitamina C interfere na pele em nível genético
A IA criará uma consciência própria?
Cristais do tempo agora são uma realidade
Matou e guardou restos mortais na geladeira
Horóscopo de 13 de setembro de 2025
Motorista dá no pé depois de atropelar criança
Batia na companheira depois de tomar todas e agora está na algema
O que se fazer em Curitiba depois do feriadão
Óbitos de Curitiba em 12 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Deputado do União Brasil vai em evento de Alexandre Curi
O encontro que Beto Richa não teve com José Richa
Gerson Colodel vem com tudo para 2026
Paraná pode ter candidato ao governo com PHD em 2026
Rachadinha na Câmara de Curitiba continua tendo desdobramentos
Audiência Pública decide LOA do Paraná de 2026
Lotes 4 e 5 do pedágio serão leiloados em outubro
Governo vai investir R$ 150 milhões em pavimentação no litoral