O Governo do Estado anunciou a liberação de 48 milhões de reais para obras de pavimentação urbana em Fazenda Rio Grande por meio do programa Asfalto Novo, Vida Nova.
O investimento será aplicado no asfaltamento de mais de 13 quilômetros de ruas do município, contemplando importantes vias de acesso, entre elas as que levam à fábrica da LG, além das ruas Chopin, Asa Branca, Pica-Pau, Tico-Tico, Coleirinho, Pitanguiri, Chororó, Avestruz, Suiriri, Condor, Beija-Flor, João de Barro, Rio Maurício, Rio Ribeirinha, Rio Palmital, Rio Cachoeira, Rio Guaporé, Rio Mekong, Rio Melo, Rio São Jeremias, Rio São Romão, Portugal, Etiópia, Generoso F. dos Santos, Abacateiro, Nossa Senhora Guadalupe, Pernambuco, Jaguariaíva, Rio de Janeiro, Rio Amazonas, Estrada do Areal, José Custódio dos Santos, Lucinir Franco da Rocha e Madagascar.
O programa Asfalto Novo, Vida Nova já contabiliza 872,5 milhões de reais em investimentos e se consolidou como o maior programa de pavimentação urbana do Brasil, alcançando 363,6 quilômetros de ruas asfaltadas em centenas de cidades do Paraná.
O anúncio da nova etapa em Fazenda Rio Grande foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário das Cidades, Guto Silva, durante a apresentação do projeto para construção de dois viadutos sobre a BR-116, medida que busca eliminar um gargalo histórico de tráfego e proporcionar maior fluidez ao trânsito na região.
Segundo o governador, o Asfalto Novo, Vida Nova se tornou o maior programa de urbanização da América do Sul ao levar pavimentação para dentro das cidades e transformar a realidade de moradores que conviviam com ruas de terra, poeira e lama.
Ele destacou que a iniciativa começou pelas cidades de menor porte e agora avança sobre centros urbanos maiores, com a meta de alcançar 100% de áreas urbanas asfaltadas em todo o Paraná nos próximos anos.
Um dos trechos de pavimentação vai atender diretamente à nova fábrica de eletrodomésticos da LG Electronics. Com investimento superior a 1,5 bilhão de reais, a unidade industrial da multinacional sul-coreana está com aproximadamente 40% das obras concluídas e, em sua primeira fase, será dedicada à produção de geladeiras, expandindo em seguida para a fabricação de lavadoras e secadoras de roupas, dentro da linha branca.
A planta será um dos principais polos produtivos da LG na América do Sul. Construída em um terreno de cerca de 770 mil metros quadrados, a obra foi iniciada em agosto de 2024 e tem previsão de conclusão em janeiro de 2026, com inauguração programada para fevereiro do mesmo ano. O programa Asfalto Novo, Vida Nova também desempenha papel estratégico na adaptação da infraestrutura urbana ao crescimento acelerado de Fazenda Rio Grande.
Segundo o Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as 100 cidades que mais cresceram no Brasil, seis estão no Paraná, e Fazenda Rio Grande aparece como uma das que mais se expandiram, com aumento populacional de 82%. Em números absolutos, o município liderou a ampliação demográfica do Estado, registrando um acréscimo de 67 mil habitantes.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
UEM abre concurso para professores
Dalton Trevisan terá destaque no Festival da Palavra
Polícia apreende mais de 100 quilos de droga
Polícia descobre “caixa forte” do Patinhas do tráfico
Cientistas descobrem como mapeamos mentalmente nossos arredores
Tem como reverter o lipedema só com dieta?
As vantagens de fazer treino abdominal em pé
Óbitos de Curitiba em 10 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Estudantes de esquerda expulsam palestrantes de direita da Federal
Sergio Moro toma posse no União Brasil Paraná na sexta-feira
PSB do Paraná pode ter uma mulher como presidente
Passe de Arnaldo Maranhão está sendo disputado por três partidos
Rafael Greca vai para o PSB para tentar ser vice
Ponte de Guaratuba alcança 73% de execução
Rally da Graciosa é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial