Um homem considerado peça-chave do narcotráfico internacional foi preso em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, após uma ocorrência inicialmente registrada como violência doméstica. Marcelo José Gregolin Anacleto, 44 anos, conhecido como “Garotão”, foi detido na noite de domingo (7) por policiais do 29º Batalhão da Polícia Militar, que identificaram mandado de prisão preventiva expedido pela 12ª Vara Criminal de Curitiba contra ele.
Segundo investigações, o suspeito atuava como elo logístico na entrada de carregamentos de cocaína vindos do Mato Grosso e no envio ao Porto de Paranaguá, de onde a droga seguia para a Europa. Ele é apontado como integrante do esquema do traficante Luiz Carlos da Rocha, o “Cabeça Branca”, alvo de diversas operações da Polícia Federal.
A captura ocorreu após a filha de uma mulher acionar o 190 denunciando agressões cometidas contra a mãe. Quando a equipe chegou, Marcelo se mostrou alterado e chegou a provocar os militares. Embora a suposta vítima não tenha formalizado denúncia, a checagem documental confirmou tratar-se de um foragido envolvido em investigações de grande porte.
Relatórios da Polícia Federal detalham que, além do tráfico, “Garotão” também era investigado por lavagem de dinheiro. Para disfarçar ganhos ilícitos, ele utilizava empresas de fachada, como transportadoras e madeireiras registradas em nome de parentes. Em algumas ocasiões, esses negócios foram associados a contratos suspeitos com administrações municipais no Mato Grosso.
O nome de Marcelo já havia surgido em operações como a “Sem Saída”, deflagrada para desmantelar a logística criminosa de exportação de cocaína. Entre os bens associados a ele, estão máquinas agrícolas de alto valor e veículos adulterados, usados para movimentar grandes quantias sem levantar suspeitas.
Para a Polícia Militar, a prisão representa um golpe significativo contra a rede de Cabeça Branca, considerada uma das maiores do país no envio de drogas ao exterior. “Garotão” foi conduzido à Delegacia de Piraquara e ficará à disposição do Judiciário enquanto as investigações avançam.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Quando o barco do Athletico estava afundando, Dudu e Julimar resolveram
Sonho da Série C acabou para o Cianorte
Londrina arranca um empate com o São Bernardo
Operário quer embolar a busca pelas vagas da Série A
Drogas, álcool e mulher quase tem fim trágico
Óbitos de Curitiba em 6 de setembro de 2025
Procissão da padroeira de Curitiba fechará ruas do Centro
Horóscopo de sete de setembro de 2025
Poesias inéditas de Helena Kolody serão lançadas em Curitiba
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Progressistas deve perder Marcio Pacheco
Rosângela Moro vai sair à Câmara Federal
Assembleia Itinerante conversa com o paranaense de Carlópolis e região
Guto Silva cresce na pesquisa Real Time Big Data
Quais foram as demandas da Assembleia Itinerante de Bandeirantes
Pinhais a Piraquara terá Bonde Urbano Digital
Maria Victoria tenta melhorar a relação do Progressistas com Sergio Moro