O Governo do Paraná negocia uma parceria com o Instituto Trajetórias para ampliar as oportunidades de intercâmbio acadêmico de pós-graduação em universidades do exterior. A proposta foi discutida em reunião realizada nesta quinta-feira, 4 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, com a presença de representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. A previsão é formalizar o entendimento ainda neste mês por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento, que definirá os termos da cooperação.
A articulação integra um consórcio que também envolve os estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além das prefeituras de Recife e do Rio de Janeiro e da Escola Nacional de Administração Pública.
O objetivo é estruturar um programa que permita qualificação avançada em áreas ligadas a desafios globais, como mudanças climáticas, transição energética, desigualdades sociais, inovação tecnológica e políticas públicas.
O Instituto Trajetórias estima conceder 350 bolsas em 2026 e 2027 e alcançar o patamar de mil selecionados por ano a partir de 2032, o que representa um impacto expressivo na formação de especialistas brasileiros em centros de excelência mundial.
A proposta prevê acesso a descontos entre 20% e 100% nas mensalidades de instituições estrangeiras de referência, como Yale, nos Estados Unidos, Imperial College London, no Reino Unido, Tsinghua Shenzhen, na China, École Polytechnique, na França, e Monash, na Austrália.
Além disso, o instituto busca captar recursos filantrópicos para compor um fundo de crédito estudantil com juros reduzidos, destinado a custear despesas adicionais de manutenção dos participantes no exterior, como moradia, transporte e alimentação, o que deve ampliar o alcance social do programa.
Entre as áreas prioritárias para concessão das bolsas estão ciência, tecnologia, engenharia, matemática, políticas públicas, saúde e educação. Para ter acesso ao benefício, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo de mestrado em uma das universidades conveniadas. Parte das vagas nesses programas de intercâmbio será reservada para servidores públicos dos estados e municípios signatários dos acordos.
Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, a iniciativa reforça a aposta em capital humano. “Essa parceria é muito importante e interessante para o Estado do Paraná, pois prioriza a formação em instituições de renome internacional para nossos agentes públicos, que poderão permanecer no Exterior para programas de mestrado ou doutorado, melhorando cada vez mais a qualidade dos funcionários públicos paranaenses nos próximos anos”.
RETORNO QUALIFICADO – Além de facilitar o acesso a programas internacionais de pós-graduação, o memorando que será assinado ainda neste mês prevê a articulação de uma rede de pesquisadores e incentiva a reintegração dos egressos ao Brasil, com o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido em benefício do desenvolvimento regional e nacional. A instituição parceira conta com o apoio da Fundação Lemann e representa um avanço na política paranaense de internacionalização acadêmica e capacitação profissional em áreas estratégicas.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Assembleia sedia debates simulação de debates da ONU na CEPMun
Governo Ratinho Junior aumentou repasses em 84% em sete anos
Feriado muda a rotina dos serviços da Prefeitura de Curitiba
Chefão do tráfico do Parolin tomba em Campo Largo
Rua Eduardo Sprada é liberada para o trânsito de veículos
Óbitos de Curitiba em 4 de setembro de 2025
Cabeça de idoso é trucidada enquanto coletava latinhas
Horóscopo de cinco de setembro de 2025
Campo Largo tem vagas de estágios para ensino médio e universitário
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
União Brasil vai virar partido nanico em 2026?
Quem mais pode sair do partido de Ricardo Barros?
Pedro Lupion deve vazar dos Progressistas
Progressistas passa por processo de esvaziamento
Assembleia Itinerante vai a Carlópolis
Canibalismo no União Progressista do Paraná
Martelo batido para a presidência da Federação Solidariedade/PRD
Solidariedade e PRD realizam reuniões partidárias em Curitiba