A 3ª edição do programa Assembleia nos Bairros, realizada em parceria com a Prefeitura de Curitiba na Regional de Santa Felicidade, reuniu cerca de 1.200 pessoas e ofereceu uma variedade de serviços gratuitos, incluindo atendimentos jurídicos e de saúde, além de atividades culturais e de lazer. No total, foram realizados mais de 1.400 atendimentos, demonstrando a relevância da iniciativa e o envolvimento da Assembleia Legislativa do Paraná com as comunidades da capital.
O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi, destacou que o programa veio para permanecer e que cada edição confirma a importância do contato direto com a população, levando serviços que facilitam a vida das pessoas. Ele informou que esta foi a terceira edição e que até o final do ano serão realizadas dez.
Entre os serviços oferecidos, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná regularizou 78 documentos, enquanto a Defensoria Pública e a Procuradoria da Mulher prestaram orientações jurídicas a mais de 40 pessoas. A Cohab atendeu 15 famílias com informações sobre a fila habitacional, e a Copel realizou atendimentos como trocas de titularidade e emissão de segunda via de contas.
Na área da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde distribuiu 35 autotestes de HIV e preservativos, atendeu 40 pessoas em saúde bucal, prestou 50 orientações sobre prevenção à dengue e divulgou o aplicativo Saúde Já. Também foram entregues 400 mudas de árvores pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, dentro do programa “Meio Milhão de Árvores”.
Os serviços de bem-estar incluíram 30 cortes de cabelo gratuitos pelo Senac e atividades recreativas promovidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, com cama elástica e brincadeiras que atenderam cerca de 50 crianças. O Sesc Jogos disponibilizou tabuleiros educativos para 52 participantes.
Outros serviços ofertados incluíram orientações sobre cadastro único, divulgação de cursos, campanha do agasalho, microchipagem de cães e gatos, experiências com óculos de realidade virtual, venda de produtos no sacolão, atendimentos ao MEI, ações do museu do lixo e distribuição de composteiras.
A programação também contou com apresentações culturais e educativas, como Teatro de Fantoches da Guarda Municipal, a Família Folhas, fanfarra da APAE, exibição de capoeira com o mestre Feijão, show da Banda Lyra da Fundação Cultural de Curitiba, participação da Guarda Mirim da Escola CEI Júlio Moreira e apresentação do cantor italiano Christian.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Incentivo à descarbonização industrial no Paraná avança na Alep
Estratégias para parar de fumar
Horóscopo de 28 de agosto de 2025
Escapa da violência do ex e vai direto para delegacia
Aeroporto de Guaratuba será ampliado
Óbitos de Curitiba em 27 de agosto de 2025
Cianorte enfrenta o Barra no domingo
Athletico entra para empatar e perde em casa
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Eduardo Pimentel sanciona lei de modernização do transporte coletivo
Assembleia nos Bairros é marcada por anúncio de obra de mobilidade
Orla histórica de Guaratuba será restaurada
Paranaenses na festa dos 20 anos dos Republicanos
Cenário e roteiro para um filme de tragédia
Guto Silva revela bonde elétrico entre Pinhais e Piraquara
Com Lula nas cordas, esquerda pode dar guinada para o centro