segunda-feira, agosto 25, 2025
spot_img
HomePolíticaProcuradoria da Mulher da Alep completa 6 anos com 1300 atendimentos

Procuradoria da Mulher da Alep completa 6 anos com 1300 atendimentos

spot_img

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) completou, em julho, seis anos de atuação, consolidando-se como referência nacional no acolhimento e na defesa dos direitos das mulheres. Criada em 2019, a Procuradoria se transformou em um dos principais canais de enfrentamento à violência de gênero e de fortalecimento das políticas públicas no estado.

Hoje, o Paraná abriga a maior rede de Procuradorias Municipais do Brasil: são 209 unidades ativas, número que demonstra a expansão histórica do órgão. Sob a liderança da deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) desde 2023, a estrutura mais que dobrou. “Quando assumi, eram 113 procuradorias. Hoje somos mais de 200 e recebemos toda semana pedidos para a instalação de novas. A confiança do presidente Alexandre Curi foi fundamental nesse caminho”, destacou Cloara, que permanecerá à frente da Procuradoria até 2026.

Somente no primeiro semestre de 2025, a Procuradoria realizou 1.313 atendimentos presenciais e remotos em sua sede, em Curitiba, oferecendo apoio jurídico, psicológico e social. Desde a criação, mais de 5 mil mulheres já foram atendidas em situações que envolvem violência, discriminação e cerceamento de direitos.

“Nosso compromisso é acolher, escutar e resolver. A Procuradoria é um espaço essencial de defesa e acolhimento para todas as mulheres que precisam de apoio”, afirmou a deputada Cloara Pinheiro.

A atuação abrange áreas como saúde, segurança, educação, trabalho e ambiente doméstico. Além disso, a Procuradoria integra a Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero, representando o Poder Legislativo em articulações estratégicas.

O destaque do trabalho no Paraná também ultrapassou fronteiras estaduais: em 2024, Cloara foi convidada pela TV Câmara, em Brasília, para apresentar a experiência paranaense, hoje modelo para outras unidades da federação.

Em 2025, a Procuradoria iniciou uma parceria inédita com o Sesc Paraná, o Senac Paraná e a Fecomércio, voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade. O acordo prevê 260 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional e laboratórios culturais, abrangendo áreas como gastronomia e beleza em diversas cidades do estado.

A ação começou com o evento “Cuidar de Quem Cuida”, dedicado às mães de crianças atípicas, realizado na Faculdade Senac Curitiba Centro. As participantes tiveram uma tarde de bem-estar com atividades de estética, moda, música e um café especial.

“Essas mulheres sempre nos perguntam: ‘Como vou sair de casa se não tenho emprego?’. Agora, além do acolhimento, conseguimos oferecer encaminhamentos concretos para que elas conquistem autonomia”, explicou Cloara.

O termo de cooperação, válido por um ano, reforça o compromisso da Procuradoria em não apenas acolher vítimas de violência, mas também criar oportunidades de emancipação social e profissional.

A Procuradoria da Mulher da Alep segue disponível para receber denúncias e prestar apoio. O contato pode ser feito pelo telefone/WhatsApp (41) 3350-4030 ou pelo Disque 180, canal nacional da Central de Atendimento à Mulher.

Com seis anos de trajetória e uma rede em constante crescimento, a Procuradoria da Mulher do Paraná reafirma sua missão de acolher e proteger cada mulher paranaense.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

Athletico vence e adia a demissão de Odair Hellmann

Coritiba não gosta de jogar com estádio cheio e empata com o Remo

Por que seu gato pode estar dormindo perto da sua cabeça

Podemos ter encontrado um jeito de localizar alienígenas

Óbitos de Curitiba em 24 de agosto de 2025

Condutor de moto atropela oito estudantes e morre

Traição é descoberta após capotamento de carro

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Nova pesquisa mostra que Ratinho Junior deve eleger o sucessor

Alexandre Curi reúne lideranças em Maringá e mostra força para 2026

Redução do IPVA e Assembleia nos Bairros marcam a semana da Alep

Por que Rafael Greca está fora das pesquisas

Marqueteiro paranaense mostra como as campanhas evoluíram no Paraná

Enio Verri quer permanecer em Itaipu

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas