Dez estudantes paranaenses poderão passar três meses realizando pesquisas na Universidade de Alberta, no Canadá, de janeiro a março de 2026, as inscrições para o intercâmbio abrem neste sábado, dia 23 de agosto, e ficam abertas até nove de setembro.
A iniciativa do governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) leva alunos de graduação, através do Programa Ganhando o Mundo da Ciência, que estão ou estiveram em estádio de iniciação científica no Paraná.
Para esta candidatura ao período de inverno da Universidade de Alberta, os estudantes farão a mobilidade de 06 de janeiro a 31 de março de 2026. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail intern@ualberta.ca .
O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).”
A assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios, explica que o programa é de fluxo contínuo, conforme as parcerias vão sendo realizadas com os países e universidades. Ela reforça que, para este edital, todo o processo de seleção é feito pela Universidade de Alberta.
Os critérios e documentação exigida pela Universidade de Alberta podem ser consultados AQUI. O processo de candidatura e o cronograma estão disponíveis NESTE SITE.
Todas as despesas dos estudantes e professores selecionados são custeadas pelo Governo do Estado, incluindo a passagem aérea, visto (se necessário), seguro médico, auxílio-moradia e acomodação. Os alunos também recebem uma ajuda de custo mensal no período que durar a experiência internacional.
Entre os critérios de participação estão ser aluno de graduação, matriculado integralmente em uma universidade do Paraná credenciada e elegível, com o mínimo de um semestre restante no seu curso quando do retorno ao Brasil; ter completado pelo menos dois anos do curso de graduação/ ou estar no 3º ou 4º ano da graduação; ter no mínimo 18 anos; ter uma média mínima de 80/100 no índice de desempenho acadêmico, ou equivalente para se candidatar ao programa; e exigência de idioma: teste de Inglês TOEFL 70 iBT ou 5.5 IELTS como pontuação mínima.
Em breve serão abertas as inscrições para o segundo período do Ganhando o Mundo da Ciência – Canadá, que será de 24 de setembro a 13 de novembro de 2025. Os aprovados farão mobilidade de 1º de maio a 24 de agosto de 2026.
A notificação de resultados acontece até janeiro de 2026, por meio da carta de aceite enviada pela Universidade de Alberta.
Após o recebimento da carta, o contemplado deverá seguir os trâmites informados pelas diretrizes da Araucária para a formalização e recebimento da bolsa de pesquisa.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Apaes se mobilizam contra Adin no STF
Fuzilado em Curitiba em plena luz do dia
Horóscopo de 21 de agosto de 2025
Herança de Júlia Wanderley está em exposição da Casa da Memória
Policiais pegam até 14 anos por tráfico de drogas
Como começar com treinamentos de força
Alimentos que têm mais açúcar do que você imaginava
Óbitos de Curitiba em 20 de agosto de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Se depender do Paraná, Ratinho Junior é presidente do Brasil
Unidos pelo candidato ao governo de Ratinho Junior
Paraná terá menor alíquota de IPVA do Brasil em 2026
Polêmica do confisco de créditos do cartão transporte volta à pauta da Câmara
Caça às bruxas na Câmara de Curitiba para salvar Professora Angela
Assembleia Itinerante em Santo Antonio da Platina destrava processos judiciais