quinta-feira, agosto 21, 2025
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Última estaca marítima da Ponte de Guaratuba é concretada

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Depois de uma espera de mais de 55 anos finalmente a ligação entre as cidades de Guaratuba e Matinhos será inaugurada no próximo ano, a previsão inicial é de abril, mas pelo ritmo das obras, poderá ser entregue duarante a temporada de verão de 2026, que seria uma premiação para os turistas pela espera da obra.

Ontem, os trabalhadores terminaram a concretagem da última estaca marítima, a partir de agora os trabalhos irão se tornar mais rápidos e a expectativa que até o final do mês 80% esteja concluída, já que o tempo vem ajudando.

A ação consolida o avanço de uma das fases mais importantes da obra, especialmente no trecho estaiado, o qual exigiu soluções técnicas complexas devido às condições geológicas e à influência das marés na Baía de Guaratuba.

As estacas marítimas são parte fundamental da fundação da ponte e representam o início de todo o processo de sustentação da estrutura. O projeto contempla um total de 64 estacas. A primeira estaca foi concretada em 17 de maio de 2024 e, pouco mais de um ano, a última estaca marítima foi finalizada.

Destas, 24 compõem o trecho estaiado da ponte, o mais complexo e estratégico do projeto, com vão livre de 160 metros para permitir a navegação segura de embarcações. O trecho estaiado tem uma extensão total de 320 metros.

Cada estaca possui diâmetros que variam entre 1,80 m e 2,20 m, com comprimentos entre 20 e 50 metros. Elas pesam em média 350 toneladas, podendo chegar a 500 toneladas.

De acordo com o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, o processo de execução envolveu alta tecnologia, pois ele inicia com a cravação da camisa metálica com martelo hidráulico, seguida da escavação por perfuratriz, drenagem com airlift, içamento das armações com guindaste e, por fim, a concretagem submersa. O tempo médio para instalação de cada conjunto de estacas variou de 5 a 10 dias.

Para dar suporte à execução em meio aquático, foram utilizadas balsas como plataformas de trabalho. No total, foram utilizados aproximadamente 8.550 metros cúbicos de concreto, o equivalente a mais de 1.000 caminhões betoneira, além de 770 toneladas de aço nas armações.

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 70% de execução no final de julho, com avanço também nos acessos viários para a estrutura, que farão a ligação com PR-412 nos dois extremos da Baía de Guaratuba. Eles foram projetados para garantir fluidez ao tráfego e integração com o novo sistema viário.

Nesta terça-feira (19), o Consórcio Nova Ponte também divulgou as primeiras imagens de como vão ficar os acessos quando concluídos.

A obra é um investimento de quase R$ 400 milhões do Governo do Estado. A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.

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