quinta-feira, agosto 21, 2025
spot_img
HomeComidaComer mirtilo pode adicionar anos à sua vida

Comer mirtilo pode adicionar anos à sua vida

spot_img

Se você já se perguntou se a comida no seu prato pode influenciar a sua longevidade, a resposta é um retumbante sim! Embora existam muitos alimentos que podem ajudar você a viver mais, pesquisas mostram que os mirtilos são especialmente benéficos. A longevidade, é claro, é influenciada por diversos fatores. Genética, condição socioeconômica e acesso a cuidados de saúde podem impactar diretamente quanto tempo vivemos. No entanto, a alimentação desempenha um papel central em nossa saúde, e alguns alimentos, como os mirtilos, têm efeitos particularmente poderosos. Nutricionistas afirmam que essas pequenas frutas doces e suculentas são ricas em nutrientes e compostos vegetais que podem acrescentar anos à vida.

Os mirtilos são especialmente ricos em antioxidantes chamados antocianinas, que dão às frutas sua coloração característica e têm sido associados à redução do risco de doenças relacionadas à idade, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e neurológicas, de acordo com Lisa Andrews, nutricionista.

Acredita-se que esses antioxidantes atuem combatendo a inflamação e reduzindo o estresse oxidativo, um desequilíbrio de radicais livres que danificam as células e que, ao longo do tempo, aumenta o risco de doenças crônicas como câncer, diabetes e problemas cardíacos. Como os mirtilos são uma fonte significativa de antocianinas, não é necessário consumir grandes quantidades para obter seus benefícios; estudos indicam que consumir apenas cerca de 80 gramas de mirtilos por dia já pode reduzir o risco de diversas doenças crônicas.

Além disso, os mirtilos podem melhorar a saúde intestinal, que vai muito além de uma digestão eficiente. Pesquisas indicam que um microbioma saudável pode impactar quase todos os aspectos da saúde. Uma xícara de mirtilos fornece cerca de 3,5 gramas de fibras, representando aproximadamente 13% do valor diário recomendado de 28 gramas.

A fibra ajuda a regular o funcionamento intestinal, controla o apetite e auxilia no gerenciamento da glicemia, segundo Andrews. Os mirtilos também contêm compostos chamados polifenóis, que contribuem para a saúde do intestino. Embora os efeitos positivos ainda estejam sendo estudados, adicionar uma xícara de mirtilos a cereais, iogurtes ou vitaminas certamente é uma escolha saudável.

O consumo regular de mirtilos também pode reduzir o risco de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e Alzheimer. Pesquisas mostram que pessoas que consomem mirtilos com frequência tendem a ter menor probabilidade de apresentar pressão alta, colesterol elevado ou sofrer infartos. Estudos também sugerem que os mirtilos podem ajudar o corpo a usar a insulina de forma mais eficiente, reduzindo o risco de diabetes tipo 2, e podem contribuir para a preservação das funções cognitivas e proteção contra doenças como Parkinson.

Para aproveitar os mirtilos no dia a dia, eles podem ser consumidos puros como um lanche, combinados com nozes ou queijos para um lanche equilibrado, ou adicionados a saladas, combinando bem com folhas verdes como espinafre e couve, além de complementos como nozes, queijo feta e abacate. Também podem ser misturados em iogurtes ou cereais, sem necessidade de adição de açúcar, ou incorporados em vitaminas para aumentar o teor de fibras e tornar a bebida mais consistente. Mirtilos frescos ou congelados oferecem benefícios nutricionais semelhantes, sendo uma opção prática durante o inverno ou fora da temporada.

Outras frutas também podem contribuir para a longevidade. Laranjas são ricas em vitamina C e potássio, ajudando a manter a pressão arterial saudável e protegendo contra infarto e AVC. Maçãs contêm cerca de 4 gramas de fibras por unidade média, além de antioxidantes polifenóis que combatem o estresse oxidativo e aumentam a ingestão de potássio.

Abacates são frutas ricas em fibras e saudáveis para o coração; consumir duas ou mais porções por semana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, especialmente se substituírem alimentos ricos em gordura saturada como manteiga, carnes processadas e laticínios integrais. Cerejas também se destacam por seus antioxidantes, que ajudam a combater inflamações, apoiar a saúde cardíaca e cerebral e até aliviar dores articulares, além de conter melatonina natural, que melhora o sono, fator importante para uma vida mais longa.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

Carro saindo de estacionamento arranca braço de pedestre

Corpo carbonizado é encontrado em matagal

Acabou com o amor à bala

O seu whey pode não estar te ajudando tanto quanto você acreditava

A rotação da Terra está se acelerando

Cientistas estão mais próximos de encontrar uma forma de regenerar os olhos

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Rafael Greca revela a cor da camisa para 2026

Roberto Justus se prepara para 2026

Alep e Defensoria lançam projeto para atender pessoas com deficiência

TJ-PR mantém condenação de vereadora de Cornélio Procópio

Osmar Dias vai tentar vaga ao Senado?

Violência ao idoso com AVC ou a causa animal?

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas