A Assembleia Legislativa do Paraná recebe, na próxima terça-feira (11), a Etapa Sul da II Conferência Nacional da Polícia Penal. O evento será realizado no Plenarinho da Casa de Leis, a partir das 9 horas, e é organizado pelo Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen), pela Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen/Brasil), pelo Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen/PR) e pela Liderança do Governo, comandada pelo deputado Hussein Bakri (PSD).
“Uma das minhas missões como líder do Governo é mediar as conversas entre as diversas categorias de servidores e o Executivo. E uma das carreiras cujas negociações têm resultado em muitos avanços é a Polícia Penal”, afirmou o parlamentar, ao lembrar que a articulação conjunta possibilitou a criação oficial da Polícia Penal do Paraná, além da implantação do novo plano de cargos e salários, da regularização de promoções pendentes e da garantia do pagamento do auxílio-alimentação aos servidores.
Entre as conquistas da categoria, o deputado destacou a modernização da carreira, que beneficia 2.600 policiais penais da ativa; a redução do tempo de promoção de três para dois anos; a eliminação de limitações por número de vagas; e a possibilidade de atingir o nível mais alto da carreira em 23 anos de exercício. O ingresso na profissão também passará a exigir curso superior. “Parabéns aos policiais penais do Paraná, homens e mulheres que diuturnamente se arriscam em uma atividade que, muitas vezes, passa invisível aos olhos da sociedade”, concluiu.
Dia do Policial Penal
O evento ocorre na semana em que se celebra o Dia do Policial Penal, em 13 de novembro. A data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Paraná por meio da Lei nº 21.189/2022, de autoria dos deputados Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Requião Filho (PDT), Luciana Rafagnin (PT) e do ex-deputado estadual e atual deputado federal Tadeu Veneri (PT). A homenagem reconhece os profissionais que atuam na segurança e custódia de apenados no estado.
Entre os temas que serão debatidos na Conferência estão pautas nacionais e estaduais, como a Lei Orgânica da Polícia Penal, a Proposta de Emenda à Constituição 18/2025 — conhecida como PEC da Segurança Pública, que busca aprimorar e integrar as forças de segurança em todo o país —, a Emenda Constitucional 103/2019, que trata da paridade e integralidade da aposentadoria policial, além de discussões voltadas à valorização da carreira local.
“O Sindarspen se notabilizou por sempre estar à frente e contribuindo com o fortalecimento do movimento nacional em prol da Polícia Penal, e é com muito orgulho que recepcionamos a Etapa Sul na semana em que comemoramos o Dia do Policial Penal do Paraná”, afirmou a presidente do sindicato, Vanderleia Leite.
Serviço
II Conferência Nacional da Polícia Penal – Etapa Sul
Data: 11 de novembro
Horário: a partir das 9 horas
Local: Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Poupa tempo facilita a vida do paranaense
Assassinato é resolvido com ajuda de câmera de segurança
Ciclista morre em confronto com a Guarda de Araucária
Homem é executado com onze disparos no Guabirotuba
Rouba táxi e rastrador localiza o suspeito na Linha Verde, aí deu ruim
Scan ocular poderá determinar risco cardíaco e envelhecimento precoce
Santa Amélia tem concurso público PSS com salários de até R$ 8,5 mil
Superlua na visão de Daniel Castellano
Paraná está entre os estados mais “casamenteiros” do Brasil, aponta IBGE
Tempestade no Paraná terá ventos com 80km/h e chuvas superiores a 50mm
Feira de adoção e cãocaminhada acontecem neste sábado no Barigui
Guto Silva começa a alargar a base
Objeto encontrado no espaço pode ter sido de civilização extinta
Horóscopo de sete de novembro de 2025
Horóscopo Chinês de sete de novembro de 2025
Óbitos em Curitiba no dia seis de novembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
TSE aprova 30º partido político à corrida eleitoral de 2026
PT não crava aliança com o PDT no Paraná
Rafael Greca está incomodado com vídeo onde aparece carregado
Alep realiza Assembleia Itinerante em Ibaiti
Alep faz audiência pública da LOA 2026
Direita da Câmara de Curitiba tenta derrubar honraria de ativista LGBTI +
Neivo Beraldin ensaia volta à política?
Alvaro Dias está preparado para levar mais bananas do eleitor?



