Tempestades intensas afetaram diversas cidades do Paraná durante o final de semana, resultando na liberação de R$ 50 milhões em auxílio emergencial para os municípios mais impactados. Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registraram ventanias superiores a 90 km/h e volumes pluviométricos excepcionais.
Três localidades já acumularam mais água que a média climatológica prevista para novembro inteiro. Campo Mourão registrou 147 mm, ante 128,8 mm habituais. Cianorte contabilizou 127,8 mm, superando a expectativa de 100,1 mm. Santa Helena teve o maior registro, com 210,6 mm, quando a marca histórica é de 152,5 mm.
A Defesa Civil estadual mantém alerta para ocorrências similares nos próximos dias, embora com distribuição mais esparsa pelo território. As equipes trabalham no levantamento de danos em infraestrutura pública e residências.
As rajadas de vento também foram intensas. No domingo, Cornélio Procópio registrou rajada de 95,5 km/h às 2h, e Santo Antônio da Platina registrou 91 km/h à 0h. Houve registro de granizo em várias cidades, entre elas Mandaguari, Jandaia do Sul, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
“Essas tempestades foram formadas e se desenvolveram, associadas à combinação de calor e umidade, que estavam elevados na atmosfera, e também a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica, entre Paraguai e Norte-Argentina, e mesmo sobre o estado do Paraná”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
A chuva continuou desde a madrugada desta segunda-feira, porém de forma irregular. Até as 10h15, o acumulado de chuva já chegou a 55,6 mm em Cândido de Abreu, 39,6 mm em Ubiratã, e 20 mm em Cianorte.
“Ao longo da tarde, as instabilidades se intensificam, provocando precipitações localmente fortes e bem distribuídas, com destaque para as regiões Norte, Campos Gerais e Leste, onde os modelos indicam maior atividade convectiva”, explica Bianca de Ângelo, meteorologista do Simepar.
Apesar da chuva, as temperaturas permanecem elevadas, chegando perto dos 30°C no Oeste do Estado, especialmente em cidades como Altônia, Santa Helena e Foz do Iguaçu. Já no Leste, os valores são mais amenos, em torno dos 22°C.
A PARTIR DE TERÇA – Na terça-feira, as chuvas reduzem. No Oeste, o sol volta a predominar favorecendo a elevação das temperaturas, que devem ultrapassar os 30°C. No Leste, o sol aparece entre nuvens principalmente no período da tarde. Há possibilidade de chuva fraca, especialmente no Litoral.
A chuva volta com força ao Estado na quarta-feira. “A formação de um novo sistema de baixa pressão sobre o Paraguai deve provocar chuvas intensas no Oeste paranaense, que avançam em direção às demais regiões ao longo do dia, perdendo força gradualmente”, detalha Bianca. As temperaturas apresentam leve queda, mas as máximas permanecem acima dos 25°C.
Na quinta-feira, a intensidade das precipitações diminui, mas ainda são esperadas pancadas de chuva isoladas em todo o Estado, com maior concentração na região Oeste.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Verê abre novo concurso público com salários de até R$ 14,3 mil
Athletico vence e sobe para quarto da Série B
Operário busca o empate e agora precisa dois pontos para garantir vaga em 2026
Prudentópolis vence e está perto de subir à Segundona do Paranaense em 2026
Definidos jogos de Coritiba, Athletico e Operário nas últimas rodadas da Série B
Azuriz perde pênalti e empata com o Coritiba
Rio Branco e Cianorte empatam pela Taça FPF
Com três facadas, marido mata a mulher grávida e o filho
Jovem é assassinado a marteladas por tretas com drogas e mulher
Pedido de pizza termina com entregador assassinado
Guarda Municipal descobre mocó do tráfico em Fazenda
Dívida de droga pode ter sido causa de execução
Slam poetry é nova forma de ativismo cultural
Horóscopo de três de novembro de 2025
Horóscopo Chinês de três de novembro de 2025
Óbitos em Curitiba do dia 1º de novembro de 2025
Óbitos em Curitiba do dia dois de novembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Esquerda vai apostar na divisão da direita
PT do Paraná ensaia aliança com o PDT
Vereadora cassada de Maringá é contratada por Fabio Oliveira
Alep tem sessão em Ibaiti, debates sobre cultural, igualdade racial e uso da IA
Não será surpresa se Ricardo Barros embarcar na nau de Rafael Greca
Quais são os partidos mais difíceis para se eleger em 2026?
Teoria golpista ou para impulsionar presidenciável Ratinho Junior?



                                    