segunda-feira, novembro 3, 2025
spot_img
HomeNewsPalestras, debates e audiências públicas movimentam a Assembleia nesta semana

Palestras, debates e audiências públicas movimentam a Assembleia nesta semana

spot_img

A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana dedicada a debates, homenagens e ações voltadas à cultura, inovação, inclusão social e saúde. A agenda contempla seminários, audiências públicas, palestras e mais uma edição do programa de interiorização, que levará os trabalhos da Casa de Leis ao Norte Pioneiro. A próxima parada da Assembleia Itinerante será em Tibagi, na quinta-feira, dia 6, durante a ExpoIbaiti 2025, no Parque Industrial Liberato Regazzo 3. Essa iniciativa tem o objetivo de aproximar o Parlamento da população de todas as regiões do Estado, ampliando o diálogo com instituições e cidadãos, além de possibilitar o recebimento direto das demandas locais.

Na segunda-feira, dia 3, o Plenarinho sedia, às 8 horas, o Seminário Intermunicipal de Cultura, promovido pela Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Nelson Justus (União). O encontro discutirá o impacto da inteligência artificial na cultura, especialmente na criação e na gestão de políticas públicas, abordando temas como democracia cultural, ética, direitos autorais, economia criativa e patrimônio digital.

Ainda no mesmo dia, às 18 horas, uma solenidade homenageará o Turismo sobre Rodas e a Expo Motorhome, além das Instâncias de Governança Regional e das Agências de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adeturs). A iniciativa, proposta pela deputada Flávia Francischini (União), celebra o papel do turismo sustentável e das rotas rodoviárias no fortalecimento do desenvolvimento regional.

Na terça-feira, dia 4, duas atividades marcam o início da manhã na Assembleia. No Plenário, às 9 horas, acontece a 9ª edição do projeto Geração Atitude – Caravana da Cidadania 2025, promovido pela Escola do Legislativo, que estimula a participação social e política de estudantes da rede pública e incentiva o protagonismo juvenil. No mesmo horário, no Auditório Legislativo, será realizada a audiência pública “Prematuridade: Prevenção e Cuidados”, proposta pelo deputado Doutor Antenor (PT). A atividade integra a programação do Novembro Roxo e discutirá os desafios no cuidado com bebês prematuros, além das políticas públicas voltadas às famílias envolvidas.

Durante a tarde de terça-feira, às 13h30, o Plenarinho recebe a palestra “O Uso da Inteligência Artificial na Administração Pública”, também organizada pela Escola do Legislativo. O evento tratará de como a tecnologia pode aperfeiçoar processos de gestão e tomada de decisão dentro do setor público.

Na quarta-feira, dia 5, ocorre a audiência pública “Reparação e Equidade: Fundo de Igualdade Racial”, às 14 horas, no Auditório Legislativo. A discussão, proposta pelo deputado Renato Freitas (PT), presidente da Comissão de Igualdade Racial, em parceria com a vereadora Giorgia Prates (PT), abordará a PEC 27/2024, que visa promover inclusão e ampliar oportunidades para a população negra, além de reparar desigualdades históricas por meio do financiamento de iniciativas culturais, sociais e econômicas.

Encerrando a programação da semana, a deputada Secretária Márcia (PSD) realiza uma sessão solene em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro. A cerimônia, marcada para as 9h30 de quinta-feira, no Plenário, reconhecerá o papel essencial desses profissionais na reabilitação, autonomia e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

No campo legislativo, começa a tramitar em Plenário a Proposta de Emenda à Constituição nº 3/2025, de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSD), Gugu Bueno (PSD), Ademar Traiano (PSD), Hussein Bakri (PSD) e da deputada Maria Victoria (PP). A PEC propõe alterar o inciso I do §1º do artigo 77 da Constituição Estadual, ampliando de 65 para 70 anos o limite máximo de idade para nomeação de conselheiros e auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), mantendo a idade mínima de 35 anos. A medida visa adequar a legislação paranaense à Emenda Constitucional nº 122/2022, que estabeleceu os mesmos critérios para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Também será votado, em primeiro turno, o projeto de lei nº 935/2025, que modifica a Lei nº 20.937/2021, referente ao auxílio-alimentação dos servidores ativos. A proposta busca harmonizar a concessão do benefício, incluindo servidores ocupantes de Cargos Comissionados Executivos (CCE) e Funções Comissionadas Executivas (FCE) que possuam vínculo efetivo com a Administração Pública, mas que atualmente não recebem o auxílio em seus cargos de origem.

Em segundo turno, será apreciado o projeto de lei nº 658/2025, de autoria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que altera o §2º do artigo 14 da Lei nº 21.081/2022. A proposta elimina o prazo máximo de 180 dias para a designação de encargos especiais vinculados aos cargos de livre provimento e funções comissionadas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Tramitam ainda, em turno único, três proposições. O projeto de lei nº 239/2025, da deputada Maria Victoria (PP), institui o Dia Estadual da Voz, celebrado em 16 de abril, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal. Outras duas proposições tratam da concessão de títulos de cidadania honorária.

O deputado Denian Couto (PODE) propõe homenagear o tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira, Oswaldo Costa Lôbo Júnior (PL 385/2025), com o título de Cidadão Honorário do Paraná. Já os deputados Hussein Bakri (PSD), Moacyr Fadel (PSD) e Alexandre Curi (PSD) concedem o mesmo título ao delegado da Polícia Civil Nagib Nassif Palma (PL 671/2025), em reconhecimento à sua trajetória na defesa da segurança pública e da justiça.

Por fim, em redação final, seguem dois projetos: o projeto de lei nº 31/2025, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia da Congregação Mariana, celebrado anualmente em 8 de dezembro, em alusão ao Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora; e o projeto de lei nº 676/2025, do deputado Arilson Chiorato (PT), que inclui a Feira de Cafés Especiais e Turismo da Serra (Fecat), realizada em agosto, em São Jerônimo da Serra, no calendário oficial do Estado do Paraná.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná

Athletico vence e sobe para quarto da Série B

Rio Branco e Cianorte empatam pela Taça FPF

Fantasma pode garantir permanência na Série B

Coritiba emperra no Couto Pereira e fica no zero

Semifinais da Taça FPF e Terceirona acontecem no sábado e no domingo

Mulher é apunhalada pelo namorado por briga de goró

Pistoleiros paraguaios agem em Cascavel?

Pistoleiros paraguaios agem em Cascavel?

Jovem é executado na calçada

Nova cepa da Covid é descoberta no Brasil

Ratinho Junior reafirma defesa das APAEs

Óbitos em Curitiba do dia 1º de novembro de 2025

Óbitos de Curitiba em 31 de outubro de 2025

Horóscopo Chinês de dois de novembro de 2025

Horóscopo de dois de novembro de 2025

Alep promove seminário sobre Inteligência Artificial

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Não será surpresa se Ricardo Barros embarcar na nau de Rafael Greca

Quais são os partidos mais difíceis para se eleger em 2026?

Teoria golpista ou para impulsionar presidenciável Ratinho Junior?

Alep aprova lei para preservar recursos hídricos

Curitiba integra consórcio metropolitano

MDB quer Rafael Greca à eleição majoritária

Página na rede social clonada?

Zeca Dirceu perseguido dentro do PT paranaense

Curitiba gerou 24.983 empregos formais até setembro

Exposição de Poty revela como artista ajudou a moldar o coração político da Alep

Confira a agenda cultural de Curitiba

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas