domingo, novembro 2, 2025
spot_img
HomeNewsDefesa Civil prepara ajuda a municípios afetados no Paraná

Defesa Civil prepara ajuda a municípios afetados no Paraná

spot_img

Clima severo afetou o território paranaense durante o final de semana, com ocorrências de ventanias e precipitação de gelo em diversas localidades. O Instituto Meteorológico do estado mensurou intensidade de rajadas a 95 km/h em Cornélio Procópio, além de 91 km/h em Santo Antônio da Platina no domingo (20). Ventos superiores a 50 km/h foram verificados em ao menos 15 cidades a partir do sábado (1).

Relatos de queda de granizo foram catalogados pelo órgão em sete áreas distintas. No município de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, unidades congeladas atingiram massa superior a 100 gramas. Fenômeno similar aconteceu em Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.

Precipitações extensas abrangeram quase a totalidade das áreas, com volumes significativos em certos locais. Na cidade de Santa Helena, na porção oeste, o índice pluviométrico alcançou 138,6 mm. O volume representa 92% da expectativa climatológica para novembro inteiro naquela localidade, que é de 150 mm. Defesa Civil estadual emitiu alertas para riscos de alagamentos e deslizamentos em zonas vulneráveis.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil está monitorando a situação nos municípios e recebeu, até o início da manhã deste domingo (2), registros de enxurradas, granizo e vendavais em 16 cidades. As equipes regionais, junto com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais estão prestando auxílio às famílias afetadas, inclusive com a distribuição de lonas.

Também está sendo preparada ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz, com o envio de telhas, cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza.

Os municípios que registraram ocorrências até as 8h deste domingo foram Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Jandaia do Sul, Moreira Sales, Nova Aurora, Peabiru, Pitangueiras, Planalto, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rolândia, Santa Fé e São João do Ivaí.

PREVISÃO DO TEMPO – O tempo segue instável neste domingo, com a possibilidade de chuvas fortes, raios e ventos moderados a fortes durante a manhã. Ao longo do dia, a instabilidade deve se deslocar para São Paulo, mas ainda há possibilidade de chuva principalmente nas áreas mais ao norte e leste do Estado. Não deve haver muitas mudanças nos termômetros, com a temperatura variando de 15°C na região Sul até 27°C no Noroeste.

Rajadas de vento mais fortes no sábado:
Altônia: 68km/h às 18h30;
Campo Mourão: 69,1km/h às 20h30;
Cianorte: 59km/h às 20h45;
Guaíra: 55,1 km/h às 18h15;
Loanda: 50,8km/h às 22h45;
Palotina: 50,8km/h às 17h30;
Paranavaí: 50,4km/h às 21h45;
Candói: 54km/h às 16h30;
Santo Antônio da Platina: 67km/h às 22h15;
Ubiratã: 60,8 km/h às 19h30;
Umuarama: 56,9 km/h às 19h4

Rajadas de vento fortes até as 7h30 de domingo:
Cascavel: 59km/h às 2h;
Cornélio Procópio: 95,5km/h às 2h;
Distrito de Horizonte, em Palmas: 50,8km/h à 1h45;
Santo Antônio da Platina: 91km/h à 0h.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas