sexta-feira, outubro 31, 2025
spot_img
HomeCulturaBanda aposta na cerveja para embalar EP

Banda aposta na cerveja para embalar EP

spot_img

Valorizar a cultura paranaense e incorporar elementos da arte local nas músicas e letras. 

Essa é uma das premissas básicas do trabalho da banda curitibana Polka’s Ideia e Os Piá. “Eu sempre senti que a identidade do Paraná é vinculada a culturas externas, como a imigração europeia, tornando o estado um tanto desconectado de suas raízes. Parece que não temos (de forma positiva) os estereótipos que simbolizam o ‘ser paranaense’, ao contrário, por exemplo, dos gaúchos e nordestinos”, explica o músico e criador do projeto, Gustavo Toscan. 

Por meio desse entendimento, o grupo procura utilizar elementos da arte paranaense que não possuem tanta visibilidade, mas que retratam a ancestralidade das pessoas que moram no estado. “Tentamos trazer à tona um pouco mais da nossa cultura, falando do povo, costumes e histórias a fim de reavivar essa identidade”, complementa. 

Refletindo essas influências paranaenses, o grupo acaba de lançar o EP “Leprechaun”, composto por cinco faixas (duas inéditas e três regravações de material antigo da banda). “É o resultado de muito tempo de trabalho duro na música autoral. Quem é da cena sabe as dificuldades de conseguir gravar um material de qualidade e como isso custa tempo e dinheiro”, diz Toscan. 

“Leprechaun” foi gravado nas casas de dois integrantes da banda, Gabriel Rodrigues (banjo) e Mike Zeller (contrabaixo acústico), com equipamento, produção e masterização de Lucas Rafalski.

Dentro da perspectiva que permeia o trabalho do grupo, todas as faixas do novo EP abordam temas que fazem parte da cultura paranaense e, também, retratam o suado dia a dia do trabalhador brasileiro que luta para sobreviver em um país socialmente desigual. 

“Trindade”, por exemplo, conta a história do Pirata Zulmiro (navegador inglês que se estabeleceu em Curitiba e dizia ter um tesouro escondido na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo).

O EP “Leprechaun” está disponível para audição no Spotify (https://open.spotify.com/album/0MWQjiD1hzZMPltdcaHltr?si=eM0CMGK4TKSQROTInb34mA) e nas principais plataformas de música digital. 

Sobre o projeto 

O projeto Polka’s Ideia foi criado em 2020 por Gustavo Toscan (acordeon e voz) e, inicialmente, era uma one man band. 

Em 2023, com a entrada de Edmilson Fonseca (guitarra), Gabriel Rodrigues (banjo), Mike Zeller (contrabaixo acústico) e Gabriel Adam (bateria), o projeto ganhou uma formação de banda e recebeu o nome de Polka’s Ideia e os Piá.

Paralelamente, Gustavo continua se apresentando como one man band, mas o projeto agora tem duas abordagens artísticas.

Essa nova configuração com outros integrantes deu uma nova cara às canções porque, apesar de Toscan fazer questão de manter a alma do projeto, cada um dos músicos trouxe uma maneira diferente de interpretar as canções que fazem parte do repertório. “Além de colaborar com influências distintas, eles também somam no processo criativo e nas histórias vividas nas viagens e shows. Trazer novos olhares para as composições fez com que as músicas, inclusive as mais antigas, ganhassem uma nova vida”, explica Gustavo. 

Em 2024, o bandolinista Khaoe Rocha substituiu Gabriel Rodrigues devido a uma viagem do integrante do grupo ao exterior.

A discografia da banda também conta com os EPs “Polka’s Ideia” (2022) e “Não Se Esqueça” (2024), além dos singles “Quinto Dia Útil” (2022), “Eu Vou Para o Rio Grande” (2023), “Hoje Não Tem Que Trabalhar” (2024), “Forróck em Campo Largo” (2024), “Cataia” (2025) e “Bicho Do Paraná” (2025). 

O grupo também está prestes a lançar, em fita K7 e nas plataformas de música digital, o álbum ao vivo “Live In Cervejaria Scandinavian”.

Cerveja Ararapira 

A banda Polka’s Ideia e Os Piá também está lançando uma cerveja própria, batizada de Ararapira, desenvolvida pelo mestre cervejeiro Giacomo Alberti, da Cervejaria Scandinavian. A arte do rótulo foi criada pelo tatuador John Allax. 

Nessa iniciativa fora da música, o grupo mantém o foco na valorização da cultura do Paraná ao utilizar matéria prima do estado para criar uma Red Ale com cataia. “Desde o sabor até a escolha do nome, uma referência ao distrito Ararapira, um dos mais antigos do Paraná e conhecido por produzir muita cataia, a cerveja traz uma aura realmente paranaense para o mercado. Ela carrega esse espírito do caiçara e se tornou uma forte representação para nós”, conta Gustavo. 

Atualmente, a Ararapira está sendo comercializada sob encomenda no formato de Growler de 1L. Posteriormente, ela também será vendida em garrafas e latas. 

A cerveja pode ser adquirida por meio do Instagram do grupo (@polkasideiaoficial).

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná

Castro terá concurso público com salários de até R$ 7,5 mil

Tenta matar a “ex” enquanto bebia cerveja

Jovem é encontrado morto em rodovia estadual

Namorado tenta acabar discussão na faca

Pastor leva três tiros ao tentar salvar a vida do filho executado

Londrina começa pensar no acesso à Série A

Curitiba terá a maior programação de Natal da história

Festa do Rocio começa domingo em Paranaguá

Saiba como fazer uma horta em casa e controlar pragas

Adolescente é baleado pelas costas por amigo

Como reconhecer uma pessoa se está tendo um AVC

Assembleia promove palestras sobre a Reforma Tributária

Horóscopo Chinês de 31 de outubro de 2025

Horóscopo de 31 de outubro de 2025

Óbitos de Curitiba em 30 de outubro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Paraná firma parceria com ONU-Habitat

Líder do prefeito de Maringá derruba teste psicológico para diretores

Eduardo Pimentel pode trocar a cúpula do Setran

Republicanos sinaliza crescimento no Paraná

Federação União Progressista está indo para o vinagre

Para onde vai Tião Medeiros em 2026?

Leonardo Petreli Neto vai para o teste das urnas?

Cristina Graeml avança nas redes sociais

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas