A Fazenda Urbana do Cajuru anunciou a abertura de 55 vagas para três cursos gratuitos programados para novembro. As capacitações têm foco em práticas sustentáveis e técnicas aplicadas ao manejo de abelhas nativas, cultivo doméstico de hortas e controle natural de pragas. As inscrições devem ser realizadas com até 15 dias de antecedência, e todas as atividades são abertas ao público.
O primeiro treinamento, “Abelhas sem Ferrão – Biologia e Cuidados Básicos”, ocorre no dia 7 de novembro, das 13h às 17h. A proposta é apresentar aspectos biológicos desses insetos, sua relevância ambiental e o impacto na polinização e na produção agrícola. As inscrições estão disponíveis na plataforma Aprendere.
No dia 12 de novembro, das 8h30 às 11h30, será ministrado o curso “Agricultura de Quintal (Horta em Casa)”, voltado a quem busca aprender técnicas de plantio em pequenos espaços. As vagas podem ser garantidas pelo Guia Curitiba.
Encerrando a programação de novembro, no dia 28 (sexta-feira), das 13h às 17h, a Fazenda promove o curso Preparo de Caldas e Extratos Naturais para Controle de Pragas e Doenças. A atividade ensina técnicas de produção e aplicação de caldas e extratos naturais que auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças em plantas, promovendo uma agricultura mais sustentável. As inscrições devem ser feitas pelo Guia Curitiba.
Além dos cursos, a Fazenda Urbana mantém o programa de visitas guiadas gratuitas, realizadas sempre às quartas-feiras, em períodos alternados. Em novembro, as visitas acontecem nos dias 5 e 19, das 9h às 10h, e nos dias 12 e 26, das 14h às 15h. As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba.
Nestas visitas, um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional vai abordar o ciclo do alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem.
As turmas têm o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.
Escolas, faculdades e instituições interessadas em visitas específicas devem agendar pelo e-mail fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (41) 9 9951-0900 ou pelo Guia Curitiba.
É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná
Quais são as melhores universidades estaduais do Paraná?
Até no sub-23 o Athletico é freguês do Coritiba
Conselho Municipal de Cultura de Curitiba tem novos integrantes para a gestão 2026–2028
Curitiba terá programação de Halloween com passeio de roller e Pedala Noturno
Quais alimentos ainda dá para comer depois de mofado
Homem coloca a mão na cintura e é morto pela polícia
Traficantes tentam roubar carga de drogas e homem cai nas mãos da polícia
Polícia usa análise forense para determinar focos de incêndios
Paraná registra queda no número de casos de dengue no estado
Horóscopo de 30 de outubro de 2025
Horóscopo Chinês de 30 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 29 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Rafael Greca é comparado a Fidel Castro por vereadores
Geraldo Mendes apresenta projeto de lei para devolver o protagonismo às Apaes
IA poderá resolver gargalos na gestão pública
Pedro Lupion está de casa nova e na presidência
Alvaro Dias encaminha filiação ao MDB
Bairro Novo vai ganhar nova unidade de saúde com recursos da Alep



