O programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba fará a entrega de 10 mil mudas gratuitas à população durante o mês de outubro. A distribuição ocorrerá nas Ruas da Cidadania, com mil unidades destinadas a cada regional. A primeira etapa está prevista para sexta-feira (24/10), às 9h, na Rua da Cidadania Matriz.
Na sequência, as regionais Tatuquara e Fazendinha/Portão receberão as ações no dia 28 de outubro. No dia 29, será a vez das Ruas da Cidadania do Boqueirão e do Bairro Novo receberem os moradores interessados no plantio urbano.
As espécies ofertadas incluem opções frutíferas e nativas, com foco no aumento da cobertura vegetal e na melhoria da qualidade do ar. A iniciativa integra o plano municipal de sustentabilidade e pretende estimular a participação comunitária no reflorestamento urbano. Desde o lançamento, o projeto vem incentivando o plantio em áreas públicas e privadas, com orientações técnicas fornecidas por equipes ambientais.
Na quinta-feira (30/10) será a vez de os moradores das regionais Boa Vista, Cajuru e CIC garantirem as mudas de árvores para ajudar Curitiba a ser cada vez mais arborizada. A finalização das entregas do mês será feita no dia 31 de outubro nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho e de Santa Felicidade.
Todas as entregas fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores da Prefeitura, que tem a meta de plantar 500 mil árvores em Curitiba nos próximos quatro anos. Desde janeiro deste ano, já foram plantadas mais de 125 mil árvores na cidade, em plantios feitos pela Prefeitura e com a ajuda da população,.
Para garantir uma muda de árvore, o morador precisa apresentar um documento e um comprovante de residência para a retirada. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) pede também que as pessoas levem uma sacola para transportar as mudas.
A exigência de documentação tem como objetivo cadastrar o destino das mudas para que seja feito um controle de georreferenciamento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As informações serão incluídas no Hipervisor da Prefeitura, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.
A infraestrutura verde na cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.
Todo plantio de árvores feito em ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal.
Plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Quando o morador quiser plantar árvores em ruas ou áreas públicas, deve fazer antes a solicitação pela Central 156, informando o local. O pedido será enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a avaliação.
Onde pegar uma muda de árvore
Sexta-feira (24/10) – 9h
Rua da Cidadania Matriz
Endereço: Praça Rui Barbosa, 101
Terça-feira (28/10) – 9h
Rua da Cidadania Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
Rua da Cidadania Fazendinha/Portão
Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700
Quarta-feira (29/10) – 9h
Rua da Cidadania Boqueirão
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Rua da Cidadania Bairro Novo
Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700
Quinta-feira (30/10) – 9h
Rua da Cidadania Boa Vista
Endereço: Av. Paraná, 3.600
Rua da Cidadania Cajuru
Endereço: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150
Administração Regional CIC
Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460
Sexta-feira (31/10) – 9h
Rua da Cidadania Pinheirinho
Endereço: Av. Winston Churchill, 2.033
Rua da Cidadania Santa Felicidade
Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Por que o PSD tem tantos candidatos ao governo do Paraná
Concurso em Nova Aurora oferece salários de até R$ 23 mil
Alep debate como os aspectos socioculturais influenciam a prática do bullying
Túmulos em Cruzeiro do Oeste aparecem marcados com “x”
Assaltantes são recebidos a bala em Foz do Iguaçu
Filha é denunciada por torturar a mãe
Cuidados ao se carregar um aparelho de celular
Quais o serviços ofercidos pelo Poupatempo?
Temperaturas voltam a subir em todo o estado
Horóscopo de 21 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 20 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Eleição do Clube Curitibano foi um confronto político
A dupla que pode dar liga em 2026
Ratinho Junior não fala em Dia do Fico
União Brasil deve perder pelo menos 20 prefeitos
Democracia Cristã se insinua para Paulo Martins
Curso do PDT reforça o protagonismo feminino na política
Michele Bolsonaro vem ao Paraná para colocar Filipe Barros no foco para 2026
Escola modelo cívico-militar pode chegar aos colégios de tempo integral
CCJ analisa proposta de ampliação do Programa Colégios Cívico-Militares