A primavera no Paraná tem sido marcada por variações climáticas constantes, com períodos de sol intercalados por chuva e ventos intensos. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), após os temporais de quinta-feira (16), o avanço de um sistema de baixa pressão provoca novas instabilidades nesta sexta-feira (17), com a chegada de uma frente fria prevista para o sábado (18).
Os ventos atingiram velocidade de 110,5 km/h em Cascavel às 16h e chegaram a 103,7 km/h em Nova Tebas, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Pelo menos 20 estações do Simepar registraram rajadas acima de 50 km/h entre o fim da tarde e a noite.
Os maiores volumes de precipitação foram observados em Guaíra, com 29 milímetros, Laranjeiras do Sul, com 27,2 mm, e Dois Vizinhos, com 23,6 mm. De acordo com o Simepar, a combinação entre calor e umidade deve manter as condições de instabilidade nos próximos dias, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, com risco de descargas elétricas e queda de granizo.
A chuva parou durante a madrugada, entretanto, o mesmo sistema de baixa pressão que ocasionou os temporais de quinta-feira (o cavado meteorológico, próximo ao norte da Argentina e o Paraguai) volta a se intensificar nesta sexta (17), formando novas áreas de instabilidade que avançam em direção às regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
“Nestas regiões há previsão para pancadas de chuva com muitas descargas elétricas e também condições para ventos fortes ainda na manhã desta sexta. As áreas de instabilidade avançam para as demais regiões ao longo do dia em forma de pancadas de chuvas isoladas, mas não se descarta também a ocorrência de temporais localizados em algumas cidades no Centro-Sul, Noroeste, Norte e Leste do estado próximo ao período da noite”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
Por conta da chuva, as temperaturas nesta sexta-feira ficam mais amenas no Oeste e Sul. As temperaturas máximas não devem passar dos 24°C nestas regiões. Já no Norte do Paraná, nas cidades próximas à divisa com São Paulo, os termômetros chegarão aos 34°C. Na Região Metropolitana de Curitiba, a tarde será com temperaturas em torno dos 25°C.
SÁBADO DE CHUVA, DOMINGO DE SOL – Entre a noite de sexta-feira e o amanhecer de sábado (18), uma frente fria avança pelo oceano provocando pancadas de chuva em todas as regiões paranaenses. Na madrugada de sábado há condições para temporais localizados em todo o Paraná. Até o amanhecer, as áreas de instabilidade avançam pelas regiões paranaenses rapidamente, provocando rajadas de ventos fortes.
Não é só a frente fria que causará vento forte. “Na noite do sábado, há previsão de rajadas de vento entre 60 km/h e 70 km/h na região litorânea do Paraná, devido a um sistema de baixa pressão juntamente com outro, de alta pressão, que se intensificam sobre o oceano”, ressalta Barbieri.
No sábado as temperaturas não devem passar dos 25°C em todas as regiões paranaenses no período da tarde. Já no domingo (19), com o afastamento do eixo da frente fria para a região Sudeste do Brasil, o tempo fica estável novamente. Já pela manhã o sol predominará no Oeste e Sudoeste.
“Nas demais regiões, principalmente no Norte e Leste do Estado, ainda sob influência dessa frente fria e dos ventos que sopram do quadrante sudeste, a nebulosidade permanece ao longo da manhã e também no período da tarde, com algumas chuvas de intensidades mais fracas”, detalha Barbieri.
As temperaturas voltam a subir no Oeste e Sudoeste, enquanto nas demais regiões paranaenses os termômetros dificilmente ultrapassarão a marca de 26°C.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Unicentro faz concurso público com salários de até R$ 10,6 mil
Tempo vai virar no Paraná com chuvas e ventos
Curitibanos tem opções para sair de casa no final de semana com a criançada
Projeto busca oferecer teste genético para detecção do câncer de mama
Dicas para deixar de se preocupar tanto e se concentrar no seu bem estar
Brasil e Chile lideram em tecnologias de IA na América Latina
Operação termina com sete mortos e 36 presos
Mordida de pitbull termina com um morto e quatro feridos
Operação derruba quadrilha do tráfico de Laranjeiras do Sul e região
PM define esquema de segurança para o Athletiba
Horóscopo de 17 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 16 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Guto Silva discute investimentos no litoral do Paraná
Operação Mafiusi mira secretário de Maringá
lado na filiação de Miguel Torres
Rafael Greca é ignorado nas redes sociais
Goura Nataraj dá adeus ao PDT do ecoturismo
Denian Couto está com o coração dividido para 2026
MP-PR denuncia prefeito de Fazenda Rio Grande
Consulta sobre licitação do transporte coletivo é prorrogada
Cadeia leiteira busca salvação contra importação de lei em pó
Requião Filho foi deixado de lado na filiação de Miguel Torres
Rafael Greca é ignorado nas redes sociais