Moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, têm sido alvo de uma nova modalidade de estelionato em que golpistas utilizam nomes de autoridades da segurança pública para extorquir dinheiro. Segundo a Guarda Municipal, criminosos fazem ligações para comerciantes e famílias, ameaçando represálias e exigindo transferências via PIX.
Entre os nomes falsamente usados pelos suspeitos estão o do guarda municipal Jacomel e o do delegado Fábio Machado. O agente confirmou que tem recebido mensagens de pessoas assustadas após as ligações. Em um dos casos, uma vítima chegou a perder R$ 13 mil acreditando nas ameaças. “Eles enviam fotos de armas, dizem que sabem onde a pessoa mora e usam o nome de servidores públicos para dar credibilidade à fraude”, explicou Jacomel em entrevista.
As investigações apontam que os autores das extorsões agem de forma articulada, utilizando informações pessoais obtidas em bancos de dados e redes sociais para convencer as vítimas. As autoridades acreditam que o grupo pode atuar em outros municípios da Região Metropolitana e no interior do estado.
A Guarda Municipal e a Polícia Civil alertam a população para que não realizem pagamentos e registrem boletim de ocorrência caso recebam ligações suspeitas.
O setor de inteligência das forças de segurança monitora as chamadas e tenta identificar a origem dos números usados pelos golpistas.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Athletico vai ficando distante da Série A em 2026
Traficante que operava na surdina leva tombo da polícia
Óbitos de Curitiba em 14 de outubro de 2025
Idoso é morto depois de dividir a garrafa de cachaça
Quais são os planetas mais jovens e antigos do nosso sistema solar
Horóscopo de 15 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Alexandre Curi articula apoio do Republicanos?
Marco Marcondes teria desviado R$ 10 milhões
Alexandre Curi articula apoio do Republicanos?