terça-feira, outubro 14, 2025
spot_img
HomeNewsPrograma Regulariza Paraná avança na Comissão de Indústria

Programa Regulariza Paraná avança na Comissão de Indústria

spot_img

A Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou quatro projetos de lei durante reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (13). Entre as propostas, destaque para o Projeto de Lei que institui o Programa Regulariza Paraná, voltado a incentivar a quitação de dívidas consideradas de difícil execução. Participaram da reunião os deputados Luiz Fernando Guerra (UB), presidente da comissão, Adão Litro (PSD), Alisson Wandscheer (Solidariedade), Ana Júlia (PT) e Soldado Adriano José (PP).

A comissão aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 775/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria o Programa Regulariza Paraná. A iniciativa abrange créditos tributários relativos ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, além de créditos não tributários originados do Instituto Água e Terra (IAT), nas condições que especifica. A proposta, que já recebeu parecer favorável também da CCJ e da Comissão de Finanças e Tributação, “prevê condições facilitadas para pagamento de débitos, com redução de multas e juros, possibilitando o parcelamento em até 24 vezes”. O objetivo é “estimular a quitação de dívidas de difícil recuperação, aumentar a arrecadação estadual, reduzir os custos com cobranças administrativas e judiciais e promover a regularização fiscal e ambiental”.

O relator, deputado Alisson Wandscheer, apresentou parecer favorável “na forma de uma emenda modificativa ao Projeto de Lei 775/2025, considerando a relevância econômica, a compatibilidade com o setor produtivo e o potencial de incentivo à regularização fiscal e à recuperação de empresas”. A alteração acrescenta, no artigo 6º, os créditos não tributários originados do Instituto Água e Terra, inclusive aqueles decorrentes de multas por infrações e crimes ambientais, constituídos ou não, inscritos ou não na dívida ativa. Anteriormente, constavam apenas os créditos já inscritos.

Reconhecimento

A primeira proposta aprovada foi o Projeto de Lei 628/2025, de autoria do deputado Professor Lemos (PT), que institui o Dia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora da Construção Civil, a ser comemorado em 26 de outubro, incluindo a data no Calendário Oficial de Eventos do Paraná. Relatado pela deputada Ana Júlia, o projeto — que já tramitou pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Cultura — foi aprovado por unanimidade.

Segundo o texto, “o setor da construção civil é um dos principais pilares do desenvolvimento econômico do Estado do Paraná, responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos, contribuindo significativamente para a dinamização da economia, a urbanização das cidades e a melhoria das condições de vida da população. A data de 26 de outubro já é tradicionalmente reconhecida por diversas entidades sindicais e movimentos ligados ao setor como o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora da Construção Civil”.

Valorização

Também foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei 451/2024, de autoria da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que institui a Política Estadual de Valorização do Trabalhador Manual, estabelecendo diretrizes e outras providências. A proposta teve parecer favorável do relator, deputado Adão Litro, e já tramitou pela CCJ e pela Comissão de Cultura.

Conforme a autora, “o trabalhador manual é aquele que, diferentemente do artesão, não promove a transformação integral da matéria-prima utilizada em produto acabado, mas, sim, realiza o aperfeiçoamento e/ou modificação. Essa categoria, que na prática está inserida no desenvolvimento da cultura paranaense, anseia pela regulamentação da profissão, cuja prerrogativa, contudo, é privativa da União. Ainda assim, é importante reconhecê-los e valorizá-los, conforme propõe a Política Estadual ora apresentada, sobretudo porque o incentivo ao aprimoramento dos trabalhadores manuais, bem como a integração dessa atividade com outros setores produtivos, contribuirá para o desenvolvimento desses profissionais e para a promoção cultural e comercial do Estado”.

Auxílio e proteção

Na sequência, a comissão aprovou o Projeto de Lei 695/2023, de autoria dos deputados Ney Leprevost (União), Marcio Pacheco (PP), Paulo Gomes (PP) e do atual prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), que à época exercia mandato de deputado. A proposta dispõe sobre a prestação de auxílio às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida em supermercados e estabelecimentos congêneres, e dá outras providências.

O projeto foi relatado pelo deputado Soldado Adriano José e recebeu parecer favorável. Já havia obtido parecer positivo da CCJ, na forma de emenda modificativa, e parecer contrário da Comissão de Defesa do Consumidor, que entendeu que a matéria está contemplada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Agora, o projeto — que prevê que “hipermercados, supermercados, micromercados, varejões e estabelecimentos congêneres deverão disponibilizar, durante o horário regular de funcionamento, funcionários para, em caso de necessidade, auxiliarem pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que estejam no interior do estabelecimento realizando ou prestes a realizar compras” — foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

Palotina tem concurso público com salário de R$ 18 mil

Santo Inácio tem concurso público com salário de até R$ 4 mil

Athletico quer voltar ao jogo pela Série A em 2026

Saiba as chances de Coritiba e Athletico subirem

Inscrições do Circuito de Rua abrem nesta segunda

Rematrículas e inscrições para cursos técnicos encerram dia 15

Chuva volta na quinta e Curitiba bate recorde de frio

Operação flagra motorista de caminhão com 11T de maconha

Professor é preso por abusar de aluna em Pinhais

Namorado atende a porta e ex atira para matar

Comissão de saúde cria novas diretorias da funeas

Horóscopo de 14 de outubro de 2025

Óbitos de Curitiba em 13 de outubro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Jamur pode ser escolhido para elaborar plano de governo de Rafael Greca

Francischinis vão se atrapalhar em 2026?

Fazenda Rio Grande vive um momento decisivo após a prisão do prefeito

Como Sergio Moro espera fugir do isolamento político

Cesar Silvestri vai tentar voltar a política, mas há obstáculos

Maria Victoria quer empoderar o Progressistas

Filipe Barros tem estratégia para ser o mais votado no Paraná

Governo institui o Conselho Interinstitucional de Implementação da Reforma Tributária

Comissão de Segurança Pública aprova atendimento para mulheres vítimas de violência em delegacias

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas