terça-feira, outubro 7, 2025
spot_img
HomeNewsParaná é o estado que mais esclarece homicídios no Sul e Sudeste

Paraná é o estado que mais esclarece homicídios no Sul e Sudeste

spot_img

O Paraná registrou o maior índice de resolução de homicídios entre os estados das regiões Sul e Sudeste, alcançando 72% dos casos solucionados, conforme o levantamento Onde Mora a Impunidade, divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Sou da Paz. O estudo, baseado em informações de 2023 obtidas junto aos Ministérios Públicos por meio da Lei de Acesso à Informação, indica um avanço de 12 pontos percentuais em comparação com o ano anterior, consolidando o estado na faixa de alto desempenho nacional.

De acordo com o relatório, o Paraná ocupa a terceira posição no país em taxa de esclarecimento, ficando atrás apenas do Distrito Federal e de Rondônia. O resultado evidencia a eficiência das forças de segurança e do sistema de investigação criminal no território paranaense.

Os dados também apontam evolução constante do Paraná. Em 2018, segundo o instituto, o Estado solucionou 12% dos homicídios, em 2019 o índice saltou para 49% e nos dois anos seguintes a taxa ficou na faixa de 70%, a mesma do indicador mais recente.

Os dados colocam o sistema de segurança pública estadual em destaque novamente, acompanhando tendência observada nos últimos anos. Além desse indicador, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem um trabalho que supera a taxa apontada pela pesquisa, pois esclareceu 84% dos homicídios em 2023 e 97% dos homicídios em 2024, taxas comparáveis a países desenvolvidos. Nessa análise é levada em consideração a elucidação com o apontamento de autoria no inquérito policial.

A metodologia da PC-PR incorpora as regras do Uniform Crime Reporting (UCR), estabelecidas pelo FBI (Federal Bureau of Investigation). Essas diretrizes são o padrão nacional dos Estados Unidos, referência mundial em estatísticas policiais. O cálculo é feito da seguinte maneira: número total de crimes resolvidos em um período, dividido pelo número total de casos ocorridos naquele período temporal. Ou seja, os casos resolvidos podem ser do período atual ou de anos anteriores. Em 2023, dos 1.868 crimes, 1.571 foram solucionados. Em 2024, dos 1.701, 1.652 foram esclarecidos e oferecidos ao MP-PR.

“Nosso trabalho de integração entre as polícias e busca para soluções de criminalidade com tecnologia são fruto do resultado dessa pesquisa, que nos mostra que estamos no caminho certo para levar ainda mais segurança à sociedade. Chegamos em 2024 aos menos indicadores de homicídios e estamos mantendo a excelente performance de esclarecimentos”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, a evolução no índice acompanha uma série de investimentos e medidas que foram tomadas pelo Governo do Estado a partir de um Plano Estratégico elaborado em 2019 para capacitar, modernizar e melhorar a governança da instituição, com objetivo de torná-la uma referência nacional. Outro diferencial foi a criação da Polícia Penal com a retirada de todos os presos das delegacias.

“A atual gestão não tem medido esforços para melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais, investimento no que existe de mais moderno no mundo para nos tornarmos referência em segurança pública”, afirma “Também realizamos a maior convocação da história da PCPR, com quadros reforçados em todas as comarcas”.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

De onde se origina a consciência?

Churrasco é interrompido com duas mortes

Suspeito de furto de celular apanha até morrer

Mato Rico tem concurso público PSS com salários de até R$ 6 mil

Mulas caem com maconha na Rodoferroviária de Curitiba

Sogro crava faca no peito do genro durante discussão

Sol se esconde novamente no Paraná e em Curitiba

Fenata tem tributo a Dercy e Paulo Betti repensando a vida

Fundo eleitoral vai ser de R$ 4,9 bilhões em 2026

Óbitos de Curitiba em seis de outubro de 2025

Horóscopo de sete de outubro de 2025

Horóscopo Chinês de sete de outubro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Revista aposta em Guto Silva como candidato de Ratinho Junior ao governo

Presidente nacional do PP aposta em Ratinho Junior como nome da direita

Por que o PSD não vê Rafael Greca como agregador?

PSD encara desafio de montar chapa para eleger 20 cadeiras na Alep

Confraria de ex-vereadores articula nome ao governo

Justiça Eleitoral condena vereador por violência de gênero

Roberto Requião não quer largar o osso da política

Luciano Ducci está mais próximo dos Republicanos

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas